Simão Sessim comemora crescimento do estado do Rio de Janeiro no ranking do PIB industrial do País

O deputado Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da Câmara dos Deputados, usou a tribuna do plenário, na quarta (27), para destacar o crescimento da indústria do Estado do Rio de Janeiro.

O parlamentar apresentou números da Pesquisa de Contas Regionais do IBGE, que coloca o Estado do Rio de Janeiro na vice-liderança no ranking nacional do PIB industrial do País, ultrapassando Minas Gerais, que detinha a posição em 2010.

A indústria fluminense que representava 10,7% do PIB industrial em 2010, elevou a participação para 12,3% em 2011.

São Paulo mantém a liderança com 31,3%, que, no entanto, ao contrário do Rio de Janeiro, registrou um recuo, em relação a 2010, quando sua participação no PIB industrial era de 33,3%.

“Esses números favoráveis do Rio de Janeiro me envaidece, como representante do povo fluminense, nesta Casa, como também gratificam o empenho do Governador Sérgio Cabral e o seu secretariado no sentido de fortalecer, cada vez mais, a economia do estado do Rio de Janeiro, através de uma política bem planejada e estratégica, que envolve, entre outra coisa, a promoção de incentivos para a captação de novas empresas para o território fluminense”, disse Simão Sessim.

Sessim explicou que o Estado do Rio de Janeiro reúne fatores essenciais para atrair novos investimentos como mercado, mão de obra qualificada e logística.

O principal exemplo segundo o deputado é o Complexo logístico e industrial do Médio Paraíba, que investirá R$ 200 milhões no município de Itatiaia, conforme anunciou o governo estadual. “O polo automobilístico do Médio Paraíba ganhará um reforço logístico a partir de 2014. A expectativa é de geração de 1,1 mil postos de trabalho. Futuramente, localizada na rodovia Presidente Dutra, terá galpões para locação e um terminal de integração entre transporte rodoviário e ferroviário”, afirmou.

De acordo com o IBGE o grupo formado por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná concentrava 65,2% do PIB em 2011 e só a Região Sudeste era responsável por 55,4% do PIB nacional.

Pronunciamento do deputado Simão Sessim (27/11/2013)

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: