Simão Sessim comemora crescimento de acesso a ensino técnico

Mais de 30 mil alunos do ensino médio formados em cursos tecnicos, 182 mil e 400 estudantes participaram de cursos gratuitos na formação incial. Esses foram alguns números usados pelo deputado Simão Sessim, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, para destacar os resultados do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do SENAC somente em 2012.

O deputado também ressaltou a atuação do empresário Antônio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional da Indústria e do Conselho Nacional do SENAC. “Ele tem gosto especial pela educação e foi professor Catedrático de Física”, afirmou Sessim.

Simão Sessim disse que recebeu um amplo relatório com as atividades do SENAC e explicou que, ao buscar mais informações sobreo PRONATEC, tomou conhecimento do amplo programa de investimentos para 2013/1014, para construção, formação ou ampliação de 64 unidades; além da compra de mais de duas carretas-escola.

“É um trabalho extraordinário que o SENAC e o SESC executam por meio de iniciativas transformadoras dos jovens brasileiros em educação, cultura, lazer e esporte,” afirmou o deputado.

Segue discurso na íntegra:

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, há dias recebi dois volumes contendo precioso relatório das atividades do SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL, relativos ao ano de 2012, vinculado à CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

A CNC e o Conselho Nacional do SENAC são presididos pelo empresário Antônio Oliveira Santos, que tem gosto especial pela educação, ele que foi Professor Catedrático de Física. Ele é daquelas pessoas que faz e, por fazer, não anuncia nem se autopromove em relação aos feitos das entidades que preside. Para ele o que importa é o fazer.

A referência à educação, acima, é para destacar um dos capítulos do relatório mencionado, é para destacar a atuação do SENAC no PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, uma dos significativos programas de iniciativa do governo da presidenta Dilma Rousseff, pelos resultados duradouros e pelo efeito multiplicador para a sociedade brasileira.

Criado em 26 de outubro de 2011, por meio da Lei 12.513, o PRONATEC impregnou-se, como se pode inferir do relatório, na cultura educadora do SENAC. Os números – de 2012, primeiro ano inteiro na vida do PRONATEC – no âmbito do SENAC, merecem destaque:

  • 338.317 vagas ofertadas pelos Departamentos Regionais do SENAC;
  • 212.632 matrículas em todo o País em 164 diferentes tipos de curso;
  • Mais de 30.000 alunos do ensino médio receberam formação em cursos técnicos;
  • 182.450 alunos participaram de cursos gratuitos do PRONATEC na Formação Inicial e Continuada, sendo 1.516 em quatro unidades remotas do Estado do Amazonas.

Em regiões longínquas, municípios onde a educação formal praticamente não alcança, lá está o SENAC. Destaco mais uma informação do relatório, que evidencia o compromisso do Doutor Antônio Oliveira Santos com o PRONATEC: Nos municípios amazonenses de Maués e Boa Vista do Ramos, distantes até 12 horas de barco de Parintins, foi preciso antes que as comunidades ribeirinhas indicassem alguns de seus membros para que o SENAC os capacitassem – no total de sete docentes – para multiplicar a partir daí  cursos do PRONATEC e outros.

O relatório nos mostra ainda uma ampla avaliação do perfil do aluno PRONATEC que frequenta o SENAC, com informações importantes sobre: tipo de relação com o mercado, expectativas pós-qualificação, cursos mais demandados, origens e vários outros elementos importantes para subsidiar a formulação de políticas públicas inclusivas.

Ao buscar mais informações sobre essa experiência exitosa do SENAC, tomei conhecimento do amplo programa de investimentos previstos para 2013/2014, que resultará em mais 64 unidades construídas, reformadas ou ampliadas; além da aquisição de mais de duas dezenas de carretas-escola.

É um trabalho extraordinário que o SENAC – e também o SESC – executa por meio de iniciativas transformadoras dos jovens brasileiros em educação, cultura, lazer e esporte. Há uma equipe altamente profissional em todos os Serviços Sociais (SESC e SENAC) vinculados à CNC, mas a liderança de Antônio Oliveira Santos é incontestável e é graças a ele que o comerciário e seus familiares podem contar com esse amplo universo que forma cidadãos e os prepara para o enfrentamento da vida e do mercado de trabalho.

Deixo registrado nos anais desta Casa o trabalho realizado em todo o Brasil graças à liderança do Doutor Antônio Oliveira Santos, a quem cumprimento e agradeço pelos excelentes resultados no PRONATEC.

Muito Obrigado!

Pronunciamento do deputado Simão Sessim na tribuna (16/10/2013)

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: