Hoje é um dia especial no mundo todo.

Abro o meu pronunciamento de hoje sobre o Dia Internacional da Mulher com as palavras proferidas pelo Papa Francisco no ano passado, por ocasião da mesma comemoração . Disse o Sumo Pontífice:

“Um mundo no qual as mulheres são marginalizadas é um mundo estéril, porque as mulheres não só dão a vida (…), mas têm a capacidade de entender o mundo com outros olhos e de sentir as coisas com coração mais criativo, mais paciente e mais dócil”.

Com as palavras do Santo Padre, eu poderia me dar por satisfeito e encerrar o meu discurso de homenagem às mulheres. As palavras do Papa sintetizam todo o significado da presença da mulher no mundo. Mas, quero materializar o pronunciamento do Papa na vida das mulheres mães, que na minha Baixada Fluminense, lutam todos os dias para oferecer aos seus filhos, oportunidades de uma vida próspera e digna.

São mães com corações dóceis, mas criativos, que encontram motivos para a felicidade e prosperidade dos seus filhos no meio das dificuldades, por maiores que elas sejam. São mães que têm a capacidade de olhar o mundo com olhos diferentes, os olhos da esperança, os olhos da fé. Não uma fé passiva, inerte, que simplesmente, espera que dias melhores aconteçam. Mas, uma fé ativa, dinâmica, que não mede o tamanho dos desafios da vida para agir em favor dos seus filhos e da comunidade onde vivem.

Essas mulheres, na Baixada Fluminense, uma região com imensas dificuldades e desigualdades deveriam ser o fundamento de todas as políticas públicas, especialmente, quando o País está em crise.

Afinal, elas têm o poder da multiplicação. Cada real que recebem pelo trabalho que realizam, elas multiplicam milagrosamente, para cuidar dos filhos, muitas vezes até mesmo dos maridos vitimados pelo desemprego, o mais cruel resultado das crises econômicas.

Hoje, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, eu cumprimento as mães, esposas, avôs, as chefes de família, que é um grupo cada vez mais numeroso no Brasil. E materializo as minhas homenagens na minha neta, a maravilhosa Sophia.

Desejo que Deus a todas proteja e oriente.

Muito obrigado.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: