Simão Sessim: professores e alunos estão desmotivados no Brasil

O deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), usou dados da reportagem do jornal O Globo “Retrato Sombrio do Ensino”, para relatar que a qualidade da Educação no Brasil apresenta números ruins. “Um fato que, infelizmente, não nos surpreende mais”, disse.

De acordo com o deputado a análise da Prova Brasil 2015, realizada em cima de respostas dos integrantes do corpo docente, e de alunos do ensino fundamental no território nacional, mostram que os professores e alunos estão desmotivados.

A análise mostra que apenas 45% dos professores do 9º ano conseguiram desenvolver ao menos 80% do conteúdo disciplinar previsto, 70% dos 52 mil diretores de escolas consultados apontaram que o ensino foi dificultado pela falta de recursos financeiros, e que 55% dos diretores lamentaram a carência de material de apoio.

Simão Sessim também citou uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE – que mostra que o Brasil está no topo do ranking de países em que se fez a avaliação da violência contra professores. Somos o país com o pior quadro de violência nas salas de aula.

Para o deputado há um conflito social de longa data no Brasil. Um conflito que atinge as famílias brasileiras. “E esse conflito está presente nas salas de aula. A solução é fazer com que as prefeituras, entes responsáveis pelo ensino fundamental, agreguem ao processo de ensino, o cuidado com as famílias. É fundamental, acompanhar a vida em família de cada aluno e de cada professor, para dar-lhes o suporte necessário”, concluiu o parlamentar.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: