Simão Sessim destaca trabalho do CEFET do Rio de Janeiro

O deputado Sessim (PP-RJ), aproveitou a sessão da Câmara dos Deputados para elogiar a Direção-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o CEFET do Rio de Janeiro, que comemora agora no mês agosto o centenário da instituição.

Trata-se de uma das mais importantes organizações de ensino profissionalizante criadas no Brasil. A história desses Centros Tecnológicos remonta a 1909, quando o então Presidente Nilo Peçanha determinou, por decreto, a criação de Escolas de Aprendizes Artífices nas capitais dos estados para proporcionar um ensino profissional, primário e gratuito”, lembrou Simão Sessim.

Hoje, o CEFET/Rio, com sede no bairro carioca do Maracanã, chega ao centenário com uma estrutura composta por oito Campus, espalhados também por Petrópolis, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Itaguaí, Valença e Angra dos Reis, oferecendo 41 cursos técnicos, 30 cursos superiores, 8 mestrados e 4 doutorados.

O centenário CEFET do Rio de Janeiro teve sua origem em 1917, como Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz, e é hoje um importante espaço público de formação humana, científica e tecnológica, oferecendo cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Pós-Médio, Tecnológico, de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, com Mestrado e Doutorado nas modalidades presencial e à distância.

Como todos sabem, o meu ingresso na vida pública, na década de 60, começou pela sala de aula, como um professor que já sonhava, àquela época, com o ensino profissionalizante disseminado em todo o País”, ressaltou o parlamentar.

Atualmente, o Campus do Instituto Federal de Nilópolis funciona com mais de 2.500 alunos, em três turnos, oferecendo àquela comunidade cursos presenciais de Educação Profissional, desde o Ensino Técnico de nível médio até o Pós-Graduação stricto sensu.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: