Simão Sessim destaca importância política e econômica da Baixada Fluminense

No próximo dia 30 de abril a população do Rio de Janeiro comemora o Dia da Baixada Fluminense, e o deputado federal Simão Sessim do PP, aproveitou para destacar a importância política e econômica da região que representa mais de 4 milhões de pessoas, algo em torno de 30% da população do Estado.

Sempre que ocupo esta tribuna para falar da Baixada Fluminense, o faço com muito orgulho sobre um povo aguerrido, valoroso, persistente e determinado a viver em busca de valores capazes de lhes proporcionar cidadania e dignidade. E esta é a meta que aquela gente vem perseguindo, dia a dia, mês a mês, ao longo dos últimos 163 anos de existência daquela região”, destacou o parlamentar.

Há cerca de dois anos, de acordo com Simão Sessim, o Instituto Trata Brasil, de São Paulo, estudou as condições de saneamento das 100 maiores cidades do Brasil, onde vivem cerca de 40% da população brasileira.

Pelo menos quatro delas – Nova Iguaçu, São João d Meriti, Duque de Caxias e Belford Roxo -, localizadas na Baixada Fluminense, ficaram entre as últimas posições.

Nessas regiões, o tratamento de esgoto não chega nem sequer perto da metade da população. Em 2013, por exemplo, a região já era recordista em casos de doentes devido às más condições sanitárias. E não é só isso, a situação da saúde pública na Baixada Fluminense é de doer o coração. O diagnóstico é dos mais terríveis”, relatou.

A Baixada Fluminense é segundo maior Colégio Eleitoral e um dos maiores PIBs do Estado. “Não podemos esquecer que a região possui enorme patrimônio de valores naturais, culturais, históricos, econômicos, humanos e sociais. Por isso mesmo, essa gente ordeira e trabalhadora trava uma luta diária e ininterrupta, até agora, ainda inglória, em busca de justiça social, de igualdade humana e melhoria da qualidade de vida”,  finalizou Simão Sessim.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: