Câmara dos Deputados homenageia Caixa Econômica Federal pelos seus 157 anos

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene na  (12) em homenagem aos 157 anos da Caixa Econômica Federal, completados no dia 12 de janeiro.

A Caixa nasceu em 1861 para ser o “o cofre seguro das classes menos favorecidas” e isso definiu seu papel até os dias de hoje. Já nos primórdios da República ajudou a incorporar ao sistema bancário os novos cidadãos de uma sociedade cada vez mais assalariada e urbana.

O deputado Simão Sessim (PP-RJ), participou da homenagem e destacou o papel da Caixa Econômica Federal. “Quero manifestar de Público todo o meu respeito e apreço por esta mais que centenária instituição que, ao lado do Banco Central e do Banco do Brasil se constitui num dos principais agentes da política econômica do governo brasileiro”, disse Simão Sessim.

O deputado também lembrou o importante papel do presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi, funcionário de carreira, há mais de 40 anos.

Conheci Gilberto Occhi, Senhor Presidente, morando na cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, região que tenho a honra de representar nesta Casa. Eu era diretor do Instituto de Educação de Nova Iguaçu, que ajudei a criar, e tinha, para minha felicidade, Gilberto Occhi como dedica aluno daquele colégio. Vejam os senhores como a vida nos surpreende!”, relatou Simão Sessim.

Criada em 12 de janeiro de 1861, como primeira instituição financeira do Brasil a receber poupança de ex-escravos – que podiam economizar para suas cartas de alforria -, a Caixa Econômica Federal continua sendo o principal agente das políticas do Estado brasileiro.

Serve também a todos os cidadãos com transferência de benefícios sociais, investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura, empréstimos, gestão do FGTS, Programa de Integração Social, seguro-desemprego e crédito educativo, entre outros serviços e programas.

Desde que Dom Pedro II assinou o decreto de sua fundação, até os dias de hoje, a Caixa Econômica Federal caminha ao lado do Brasil, acompanhando suas mudanças e transformações históricas, bem como se consolidando no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno”, finalizou o parlamentar.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: