ANS define modelos para cuidados em oncologia, odontologia e atenção ao idoso

O Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos e 90% delas sofrem algum tipo de doença crônica, como hipertensão arterial, câncer e diabetes. Esses números foram apresentados pelo deputado federal Simão Sessim (PP-RJ) no plenário da Câmara dos Deputados para destacar o trabalho da Agência Nacional de Saúde – ANS e especialistas que definiram novos modelos para cuidados em oncologia, odontologia e atenção ao idoso.

Á medida que a idade avança, o risco de agravamento das doenças e surgimento de novas, aumenta. Portanto, a iniciativa da ANS é, sem dúvida, revolucionária”, disse Simão Sessim.

O projeto “Idoso bem Cuidado” da ANS, tem como compromisso e metas a melhoria da qualidade e da coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada no sistema e ao longo de todo o processo de cuidado.

thumb-ans-define-modelos-para-cuidados-em-oncologia-odontologia-e-atencao-ao-idoso-001

Ele evita redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória do usuário e as complicações e efeitos adversos gerados pela desarticulação das intervenções em saúde.

Uma das propostas é o estímulo aos planos de saúde para que criem centros geriátricos. Eles terão médicos e profissionais da área de saúde com experiência no lidar com os riscos que agravam a saúde dos idosos. Uma providência essencial e preventiva.

O modelo proposto será testado a partir do segundo semestre. O teste é o cuidado que tem a ANS na aplicação das medidas, para avaliar cada passo e ampliar a chance de sucesso.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: