Congresso Nacional – 40 anos

thumb-minha-histpria-discursoCheguei na Câmara dos Deputados em 1979.

O Brasil vivia os anos finais de um governo militar, iniciado em 1964. João Baptista de Oliveira Figueiredo, último general presidente assumia, no mesmo momento, a presidência da república. Ajudei-o a conduzir o processo que devolveu ao povo brasileiro o direito inalienável de escolher pelo voto direto os seus governantes.

Em 1982, participei da primeira eleição direta para o Governo do Estado, eleição em que venceu o governador Brizola. Eu estava do lado do candidato Moreira Franco. Em 1985, houve a primeira eleição direta para os prefeitos das capitais. Ajudei, no Rio de Janeiro, ao meu amigo deputado federal Rubem Medina. Saturnino Braga venceu a eleição e logo depois declarou a falência da Cidade. Participei, com propostas, da Assembléia Nacional Constituinte em 1989 e votei a favor da volta da Democracia. Ajudei a aprovar todas as propostas de proteção ao trabalhador e aos aposentados e pensionistas.

thumb-minha-presidencia-camara

Votei também as cláusulas pétreas e ajudei a compor as propostas que permitiram criar a Lei de Defesa do Consumidor, a Lei Maria da Penha, a Lei que pune a discriminação de toda sorte e muitas outras. Depois, veio a primeira eleição direta para a Presidência da República. Ajudei a conduzi-la. Veio o impeachment do presidente Collor e votei pela moralidade. Participei das discussões para criar a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de incentivo às pequenas e micro-empresas, enfim, desde 1979, estou presente na composição das leis que mudam o Brasil para torná-lo uma Democracia a serviço de todos.