Simão Sessim preside sessão solene em comemoração aos 40 anos do INMETRO

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta terça-feira (26), o Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).  A sessão solene no plenário Ulysses Guimarães foi presidida pelo segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Simão Sessim (PP-RJ), e destacou os 40 anos do Instituto.

Simão Sessim ressaltou o valor, a imprescindibilidade, a precisão e a excelência do trabalho do Inmetro. “A criação e a trajetória do Inmetro refletem, com clareza, os esforços e avanços empreendidos em benefício dos produtores e consumidores, da disciplina sobre os setores de produção e comércio de bens e de serviços, concorrendo ativamente para a evolução institucional e o progresso do País”, disse o deputado.

O Inmetro foi criado em novembro de 1973 para atuar como instrumento de segurança e proteção do consumidor e, para promover a qualidade dos produtos e serviços, como também possibilitar o aumento da competitividade no mercado nacional.

Em dezembro de 2011, uma nova lei ampliou a atuação do Inmetro. Entre as medidas adotadas, está a autorização para que o Instituto atue também como Secretaria da Receita Federal do Brasil nas zonas alfandegárias.

“A referida lei alterou a legislação para conferir ao instituto nova dimensão como elemento estratégico em conformidade com a atual política industrial. Verificam-se, portanto, importantes progressos na atuação do Inmetro, inclusive no que se refere à presença em aeroportos e portos, possibilitando maior rigor na fiscalização no tocante à qualidade das mercadorias importadas, que devem obedecer às mesmas normas e exigências impostas aos produtos nacionais”, afirmou Simão Sessim.

No discurso em homenagem aos 40 anos do Inmetro, o deputado Sessim lembrou a atuação do Instituto em áreas como biotecnologias, química orgânica, mecânica de precisão, força e atrito, óptica, fluidos, elétrica, acústica e software e destacou o trabalho desenvolvido no estado do Rio de Janeiro.

“Trabalhando nos laboratórios e no Parque Tecnológico instalado no Campus do Inmetro, em Xerém, distrito do Município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a instituição conta com cerca de 200 doutores e 300 mestres, que, no ano de 2011, foram responsáveis pela publicação de 220 artigos científicos em periódicos indexados e pela manutenção de um estoque de sete patentes. Não faltam motivos para celebração e para render justas homenagens alusivas aos 40 anos do Inmetro”, conclui o deputado Simão Sessim.

Simão Sessim (PP-RJ) presidindo sessão solene em comemoração aos 40 anos do INMETRO Foto de Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados

Simão Sessim (PP-RJ) presidindo sessão solene em comemoração aos 40 anos do INMETRO
Foto de Gabriela Korossy/ Câmara dos Deputados

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: