A falta de energia e alto custo para a indústria brasileira preocupam Simão Sessim

Preocupado com o momento de dificuldade que passa o setor de energia, em particular a indústria brasileira, o deputado Simão Sessim (PP-RJ) se reuniu, nesta terça-feira (19), com Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL.

O deputado constatou que o setor está muito preocupado com o suprimento de energia e com um preço mais adequado à realidade que permita a indústria retomar o ciclo virtuoso de competitividade da economia brasileira.

Hoje, 60% do produto industrial brasileiro adquiri energia no mercado livre. Grandes consumidores eletrointensivos precisam da energia a preços competitivos para exportar os seus produtos no seletivo mercado mundial.

Recentemente, na tramitação da MP 579, que prorroga as concessões do setor elétrico e reduz a conta de luz a partir do início de 2013, os consumidores industriais no mercado livre foram excluídos do acesso da energia barata das concessões de geração que venceram. O desafio, agora, é dar acesso para as indústrias, energia barata das concessões que vencerão a partir de 2015.

Para o presidente da ABRACEEL essa condição é indispensável para a sobrevivência da indústria de base brasileira.

O deputado Simão Sessim ficou bastante sensibilizado com a questão principalmente no que se refere à geração de emprego e renda.

Finalmente, o deputado manifestou preocupação com a portaria 455 do Ministério de Minas e Energia, que aumentará em 5% o custo de energia elétrica para os grandes consumidores do mercado livre sensível aos argumentos da indústria. O parlamentar se comprometeu em interceder, junto aos escalões decisórios do governo, para reverter o preocupante quadro na avaliação do setor que se iniciará a partir de julho, caso seja suspensa.

Com o presidente executivo da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Medeiros, e Camila Almeida – Assessora de Relações Institucionais.  Foto: Valéria Venda

Com o presidente executivo da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Medeiros, e Camila Almeida – Assessora de Relações Institucionais.
Foto: Valéria Venda

Com o presidente executivo da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Medeiros. Foto: Valéria Venda

Com o presidente executivo da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia – ABRACEEL, Reginaldo Medeiros. Foto: Valéria Venda

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: