Tag archive: UPA

Simão Sessim critica o péssimo atendimento hospitalar no Rio Janeiro

O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), chamou a atenção do governo para rever a rotina de atendimento médico nos hospitais, postos e unidades de saúde, que segundo ele, está fazendo com que os pacientes “penem” atrás de atendimento, “muitos morrem sem conseguir uma consulta médica, disse o deputado”.

De acordo com reportagem do Jornal Extra, no período de janeiro a outubro deste ano, 19 mil e 600 pessoas tiveram que bater às portas do judiciário para conseguir o atendimento médico. “É lamentável, porque quando o governo criou as Unidades de Pronto Atendimento, o objetivo era tornar mais ágil e melhor o atendimento médico. No entanto, a situação ficou pior”, afirmou.

Simão Sessim declarou que o atendimento médico com qualidade é um desafio, que parece impossível alcançar. O deputado demonstrou muita preocupação com essa situação e disse que o problema deve se agravar por causa da falta de saneamento básico, da violência, da desnutrição, das tensões pela falta de emprego e por outras tantas situações que criam doenças e lotam os hospitais.

Diante da ineficiência dos órgãos de governo, os problemas vão sendo transferidos de um segmento para outro. Agora, da saúde para o Poder Judiciário. A solução está na revisão das rotinas dos governos e na necessidade de uma lei de responsabilidade social, que puna quem, nos governos, não cumpra o papel que lhe é designado”, desabafou o parlamentar

Inauguração de Unidade de Pronto Atendimento em Nilópolis

Inauguração de Unidade de Pronto Atendimento – UPA no Bairro de Cabuís, Município de Nilópolis, Estado do Rio de Janeiro.

Inauguração de Unidade de Pronto Atendimento em Nilópolis

Sr. Presidente, na próxima sexta-feira, o Ministro Alexandre Padilha e o Governador Sérgio Cabral inauguram no Bairro Cabuís, em Nilópolis, para a felicidade geral do povo da nossa cidade, a primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA naquele Município.

Somente quem conhece o sofrimento do dia a dia do povo da Baixada Fluminense pode entender a importância dessa inauguração.
Não foram poucas as vezes que ocupei esta tribuna para solicitar providências no sentido de amenizar o sofrimento daquela gente que busca socorro médico. Mas, graças a Deus, essa situação de abandono está na iminência de ser resolvida.

Enfim, Sr. Presidente, com a nova unidade médica, ganhamos todos, tanto a população como o próprio Município de Nilópolis, visto que a UPA ajudará a desafogar o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, beneficiando os moradores de cidades vizinhas, os quais terão outra opção no que diz respeito a atendimento médico.

Como bem disse o Prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, o próximo dia 5 será um marco na saúde do povo do nosso Município.
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com muita alegria que, retomando os trabalhos nesta Casa do povo após o breve recesso parlamentar de julho, trazemos uma excelente notícia para a população da querida Baixada Fluminense.

Na próxima sexta-feira, o Ministro Alexandre Padilha e o Governador Sérgio Cabral inauguram no Bairro Cabuís, em Nilópolis, para a felicidade geral do povo da nossa cidade, a primeira Unidade de Pronto Atendimento – UPA naquele Município.

Somente quem conhece o sofrimento do dia a dia do povo da Baixada Fluminense, que se vê, não raramente, morrendo à míngua em busca de socorro médico para a dor física e a dor do abandono em que se encontra na maioria das vezes, é capaz de entender a verdadeira importância desse extraordinário benefício que os Governos da Presidente Dilma Rousseff e do Governador Sérgio Cabral estão entregando àquela cidade.

Não foram poucas as vezes, Sr. Presidente, que ocupei esta tribuna, indignado, revoltado, a fim de pedir socorro para aquela gente que já não suporta tanta via crucis em busca de socorro médico. Quantos não morreram à míngua, a caminho de um pronto socorro que estava lotado e distante….

Mas, graças a Deus, essa situação de abandono está com as horas contadas em Nilópolis. A UPA que vai ser inaugurada nesta sexta-feira se engaja à Política Nacional de Urgência e Emergência, que também criou o programa de atenção primária de atendimento médico, constituída ainda pelas unidades básicas de saúde e equipes de Saúde da Família, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU.

Essa rede de atendimento médico, Sr. Presidente, coloca à disposição da população – 24 horas por dia, sete dias por semana – serviços mais próximos de sua residência destinados a resolver grande parte das urgências e emergências, a exemplo dos casos de pressão alta, de fraturas, de derrames e de enfartos, que tanto têm matado o povo brasileiro.

Com a inauguração dessa UPA, o povo de Nilópolis terá atendimento de raios X, eletrocardiografia, pediatria, exames laboratoriais e leitos de observação. Os casos de maior gravidade serão encaminhados. Com isso, será possível solucionar, pelo menos, 97% dos casos na própria unidade.

Enfim, Sr. Presidente, com a nova unidade médica, ganhamos todos, tanto a população como o próprio Município de Nilópolis, visto que a UPA ajudará a desafogar o Hospital Municipal Juscelino Kubitschek, beneficiando os moradores de cidades vizinhas, os quais terão outra opção no que diz respeito a atendimento médico.

Como bem disse o Prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, o próximo dia 5 será um marco na saúde do povo do nosso Município.

Muito obrigado, Sr. Presidente.