Tag archive: Ministério da Educação

Simão Sessim destaca trabalho do CEFET do Rio de Janeiro

O deputado Sessim (PP-RJ), aproveitou a sessão da Câmara dos Deputados para elogiar a Direção-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o CEFET do Rio de Janeiro, que comemora agora no mês agosto o centenário da instituição.

Trata-se de uma das mais importantes organizações de ensino profissionalizante criadas no Brasil. A história desses Centros Tecnológicos remonta a 1909, quando o então Presidente Nilo Peçanha determinou, por decreto, a criação de Escolas de Aprendizes Artífices nas capitais dos estados para proporcionar um ensino profissional, primário e gratuito”, lembrou Simão Sessim.

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Simão Sessim denuncia abandono do Ensino Profissionalizante no Rio de Janeiro

O descaso e o abandono do governo estão frustrando o sonho de quem está buscando no ensino técnico profissionalizante o caminho mais curto para conquistar o mercado de trabalho. O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), denunciou na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta (31), que o sonho está virando pesadelo para os alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição responsável pelo Ensino Técnico e Profissionalizante público do Estado do Rio de Janeiro.

A Faetec, que já foi modelo para o resto do País, vive atualmente uma situação dramática, com as aulas paralisadas há meses, salários de servidores e pagamento de fornecedores atrasados e uma debandada de alunos, sem precedentes”, disse Simão Sessim.

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Simão Sessim: professores e alunos estão desmotivados no Brasil

O deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), usou dados da reportagem do jornal O Globo “Retrato Sombrio do Ensino”, para relatar que a qualidade da Educação no Brasil apresenta números ruins. “Um fato que, infelizmente, não nos surpreende mais”, disse.

De acordo com o deputado a análise da Prova Brasil 2015, realizada em cima de respostas dos integrantes do corpo docente, e de alunos do ensino fundamental no território nacional, mostram que os professores e alunos estão desmotivados.

A análise mostra que apenas 45% dos professores do 9º ano conseguiram desenvolver ao menos 80% do conteúdo disciplinar previsto, 70% dos 52 mil diretores de escolas consultados apontaram que o ensino foi dificultado pela falta de recursos financeiros, e que 55% dos diretores lamentaram a carência de material de apoio.

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Simão Sessim pede prioridade para a Educação no Brasil

O deputado federal Simão Sessim do PP-RJ, ao analisar os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), considerado um dos principais termômetros da educação básica, disse que o Brasil precisa priorizar a educação. “É preciso que o discurso da prioridade para a Educação ocorra na prática, com a valorização dos professores e investimentos feitos com mais eficiência”.

O Brasil ocupa as piores posições no ranking dos 70 países avaliados. O PISA aplica testes em alunos na faixa de 15 anos de idade em matemática, ciências e literatura, matéria básicas para o aprendizado de todo o resto. Mas, além negativo o desempenho dos alunos brasileiros é concentrado. Mostra que um grupo muito restrito de alunos tem as notas.

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