Tag archive: Idoso

Câmara homenageia o Dia Nacional do Idoso

O Dia Nacional do Idoso, em 1º de outubro, foi comemorado pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (3), em sessão solene no plenário.

O Deputado Simão Sessim (PP-RJ) disse que é preciso reverenciar a pessoa idosa e tratar o próprio futuro com respeito e dignidade.

Não podemos esquecer que estamos, todos, vivendo num mundo de transformações, de novos desafios. E um deles é como convivermos nos próximos tempos com a chamada Terceira Idade de forma a combatermos a incompreensão, o descaso e o próprio desrespeito com essa nobre faixa etária”, disse.

Continue reading

Simão Sessim quer mudar regras para renovação da Carteira de Habilitação para Idosos

As exigências para renovação da Carteira de Habilitação são mais rigorosas para os idosos. O exame médico para a renovação da CNH para os condutores com mais de 65 anos, tem validade 3 anos, sendo que para os demais motoristas o exame vale por um período de 5 anos. O deputado Simão Sessim do (PP-RJ), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para propor mudanças nessas regras. O parlamentar quer que a validade do exame médico seja de 5 anos para os motoristas até 70 anos de idade.

Continue reading

Agora é Lei. Os idosos com mais de 80 anos têm prioridade especial

Faz mais ou menos 6 anos que recebi um grupo de pessoas no meu gabinete em Brasília com um pedido especial. O grupo reivindicava a criação de uma nova faixa de idade para ter prioridade de atendimento. O meu amigo pessoal, Renato Vasconcellos, acompanhava o grupo.

Deputado, o senhor sabe que Graças a Deus, a gente vive mais hoje. A evolução da medicina esticou a expectativa de vida e é comum as pessoas viverem bem mais de 80 anos. Hoje que tem 60 ou 65 anos é jovem. Quando a gente chega, por exemplo, nas filas dos bancos, tem prioridade. Mas, a mesma prioridade de quem tem 60 ou 65 anos. Então, fica mais difícil pra gente…“.

Continue reading

ANS define modelos para cuidados em oncologia, odontologia e atenção ao idoso

O Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos e 90% delas sofrem algum tipo de doença crônica, como hipertensão arterial, câncer e diabetes. Esses números foram apresentados pelo deputado federal Simão Sessim (PP-RJ) no plenário da Câmara dos Deputados para destacar o trabalho da Agência Nacional de Saúde – ANS e especialistas que definiram novos modelos para cuidados em oncologia, odontologia e atenção ao idoso.

Á medida que a idade avança, o risco de agravamento das doenças e surgimento de novas, aumenta. Portanto, a iniciativa da ANS é, sem dúvida, revolucionária”, disse Simão Sessim.

O projeto “Idoso bem Cuidado” da ANS, tem como compromisso e metas a melhoria da qualidade e da coordenação do atendimento prestado desde a porta de entrada no sistema e ao longo de todo o processo de cuidado.

thumb-ans-define-modelos-para-cuidados-em-oncologia-odontologia-e-atencao-ao-idoso-001

Ele evita redundâncias de exames e prescrições, interrupções na trajetória do usuário e as complicações e efeitos adversos gerados pela desarticulação das intervenções em saúde.

Uma das propostas é o estímulo aos planos de saúde para que criem centros geriátricos. Eles terão médicos e profissionais da área de saúde com experiência no lidar com os riscos que agravam a saúde dos idosos. Uma providência essencial e preventiva.

O modelo proposto será testado a partir do segundo semestre. O teste é o cuidado que tem a ANS na aplicação das medidas, para avaliar cada passo e ampliar a chance de sucesso.

Câmara comemora 10 anos do Estatuto do Idoso. (Foto: Zeca Ribeiro / Acervo Câmara)

Câmara comemora 10 anos do Estatuto do Idoso

A Câmara dos Deputados realizou, nesta terça (01), sessão solene para comemorar os 10 anos do Estatuto do Idoso. O Segundo-Secretário da Câmara, deputado Simão Sessim (PP-RJ), presidiu parte da sessão como representante da presidência da Casa. Em seu discurso, destacou que a proteção ao idoso não é apenas uma atitude de respeito aos cidadãos mais velhos, mas também o reconhecimento ao papel que eles já desempenharam para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Câmara comemora 10 anos do Estatuto do Idoso. (Foto: Zeca Ribeiro / Acervo Câmara)

Câmara comemora 10 anos do Estatuto do Idoso. (Foto: Zeca Ribeiro / Acervo Câmara)