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Simão Sessim: A violência nas escolas não é mais uma exceção. É regra!

Simão Sessim: A violência nas escolas não é mais uma exceção. É regra!

O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), aproveitou a sessão da Câmara dos Deputados, essa semana, para fazer um diagnóstico da violência nas escolas brasileiras. Segundo o parlamentar, o problema corre o risco de não ter solução sequer no médio prazo, porque as escolas têm um papel fundamental na formação do ser humano. “Nas áreas de maior conflito social, elas chegam a ocupar o papel das famílias na constituição da personalidade dos alunos”, disse.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Análises Estatísticas, o IDados e publicada há pouco tempo, ouviu 50 mil diretores das escolas públicas que participaram da Prova Brasil 2015.

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Simão Sessim homenageia professores na Câmara dos Deputados

É através do saber que se adquire equilíbrio, a força e a vitalidade necessárias para fazermos desta Nação um país verdadeiramente comprometido com a formação de seus cidadãos”.  Foi com esta frase que o deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), iniciou seu pronunciamento nesta segunda-feira (16), no plenário da Câmara dos Deputados para homenagear os professores pela passagem do Dia do Professor comemorado no último domingo.

Simão Sessim disse que os professores são responsáveis por boa parte do que somos e pelo que sabemos.

Ensinar e aprender, como tenho dito sempre, são dois verbos movidos pelo desejo e pela paixão. Por isso mesmo, feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, declarou.

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Simão Sessim destaca programa que dá acesso à cultura para pessoas com deficiência

O deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), usou a tribuna da Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (12), para destacar a importância de um Termo de Cooperação assinado pelo Ministro Mendonça Filho, entre o Ministério da Educação e a Fundação Joaquim Nabuco. A iniciativa dará acesso às pessoas cegas ou com baixa visão e às pessoas surdas ou com alto grau de surdez, às melhores obras do cinema nacional.

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Rivânia, um grito, um exemplo

Diz a história do Brasil, que o grito pela independência do país aconteceu às margens do Ipiranga em São Paulo.

Há duas semanas – tempo que na velocidade da informação parece eternidade – um novo grito pela liberdade se fez ouvir, desta vez, das margens de um pequeno rio, na cidade de São José da Coroa Grande, Estado de Pernambuco, terra do Ministro da Educação, Mendonça Filho.

Da vez primeira, a voz que se ouviu foi de um imperador. Estávamos no ano de 1822. Há duas semanas, o grito veio de uma menina com apenas 8 anos de idade, a Rivânia, sobrenome Silva.

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Simão Sessim denuncia abandono do Ensino Profissionalizante no Rio de Janeiro

O descaso e o abandono do governo estão frustrando o sonho de quem está buscando no ensino técnico profissionalizante o caminho mais curto para conquistar o mercado de trabalho. O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), denunciou na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta quarta (31), que o sonho está virando pesadelo para os alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição responsável pelo Ensino Técnico e Profissionalizante público do Estado do Rio de Janeiro.

A Faetec, que já foi modelo para o resto do País, vive atualmente uma situação dramática, com as aulas paralisadas há meses, salários de servidores e pagamento de fornecedores atrasados e uma debandada de alunos, sem precedentes”, disse Simão Sessim.

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Simão Sessim: professores e alunos estão desmotivados no Brasil

O deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), usou dados da reportagem do jornal O Globo “Retrato Sombrio do Ensino”, para relatar que a qualidade da Educação no Brasil apresenta números ruins. “Um fato que, infelizmente, não nos surpreende mais”, disse.

De acordo com o deputado a análise da Prova Brasil 2015, realizada em cima de respostas dos integrantes do corpo docente, e de alunos do ensino fundamental no território nacional, mostram que os professores e alunos estão desmotivados.

A análise mostra que apenas 45% dos professores do 9º ano conseguiram desenvolver ao menos 80% do conteúdo disciplinar previsto, 70% dos 52 mil diretores de escolas consultados apontaram que o ensino foi dificultado pela falta de recursos financeiros, e que 55% dos diretores lamentaram a carência de material de apoio.

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Simão Sessim pede prioridade para a Educação no Brasil

O deputado federal Simão Sessim do PP-RJ, ao analisar os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), considerado um dos principais termômetros da educação básica, disse que o Brasil precisa priorizar a educação. “É preciso que o discurso da prioridade para a Educação ocorra na prática, com a valorização dos professores e investimentos feitos com mais eficiência”.

O Brasil ocupa as piores posições no ranking dos 70 países avaliados. O PISA aplica testes em alunos na faixa de 15 anos de idade em matemática, ciências e literatura, matéria básicas para o aprendizado de todo o resto. Mas, além negativo o desempenho dos alunos brasileiros é concentrado. Mostra que um grupo muito restrito de alunos tem as notas.

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PEC 241. Minha posição

Antes de avançar na exposição, eu afirmo que a PEC não congela nem reduz os recursos públicos para a educação, saúde ou demais políticas públicas de abrangência social. O argumento de redução ou congelamento é tentativa de radicalizar o debate pela confusão.

Estou no décimo mandato consecutivo de deputado federal, depois de, por quatro anos, ter sido prefeito da minha cidade, Nilópolis. São mais de 40 anos de convivência com uma população que conheceu comigo as pressões sobre mim, em diversas ocasiões, para votar contra os aposentados, trabalhadores e contra a educação. Nunca cedi e não cederia agora. Votei pela aprovação da PEC 241 porque tenho a absoluta convicção de preservação dos recursos para as políticas públicas essenciais, como são a saúde, a educação e as políticas sociais.

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Simão Sessim pede prioridade para a Educação no Rio de Janeiro

A situação financeira do Estado do Rio é gravíssima, beira à calamidade”.

A afirmação é do deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), que usou a tribuna da Câmara dos Deputados para manifestar a preocupação com a crise financeira e com a área de Educação. Mas o deputado também disse que o governador em exercício, Francisco Dornelles, saberá encontrar os caminhos para dar uma solução para os problemas do estado.

A confiança que tenho na capacidade dele de organizar os processos de decisão em meio às crises me motiva a solicitar que ele, ao estabelecer as prioridades, dê a primeira delas à educação. Se é dramático o quadro em todos os setores do governo do Estado do Rio, o da educação carrega um problema maior: estende futuro a dentro o enorme prejuízo que a sociedade fluminense enfrenta no momento”, ressaltou o parlamentar.

Simão Sessim pede prioridade para a Educação no Rio de Janeiro

Simão Sessim relatou que é professor e tem a responsabilidade de estar atento à Educação. “É lamentável essa situação, porque não faz muito tempo que a rede estadual de ensino do Rio obteve a 3ª melhor nota no ranking do IDEB”, afirmou.

Em 2013 e 2014 os colégios estaduais do Rio de Janeiro superaram a meta estabelecida pelo Ministério da Educação e o índice de evasão escolar caiu, no mesmo período, de 16,5% para 7,3%.

Vejo agora a deteriorização quase absoluta da Educação. Mas, tenho certeza, que o Governador Francisco Dornelles tomará as medidas corretas em tempo ainda de não se perder todo o esforço desenvolvido pela Secretaria de Educação para entregar à população um ensino melhor”, finalizou o deputado.

Simão Sessim pede que o Brasil adote sistema usado em Nova York para as escolas

O deputado federal Simão Sessim (PP/RJ), aproveitou a sessão da Câmara do Deputados, esta semana, para falar de Educação e citou uma reportagem publicada pela revista Exame, na edição de 25 de novembro, que lhe causou um sobressalto pelo título: “É preciso fechar escolas“.

O parlamentar relatou que imaginou que seria mais uma notícia da decisão do Governo de São Paulo, que fechou 94 escolas. Mas, se surpreendeu, pois a matéria falava sobre uma entrevista com o americano Joel Klein, ex-secretário de Educação de Nova York.

Ele, na verdade, substituiu escolas grandes por unidades menores, de mais fácil administração. E, as notícias que se tem do tempo dele é de resultados bem positivos”, disse.

Joel Klein escreveu um livro para registrar a experiência, da gestão dele frente à secretaria, livro este, que está na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos.

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O deputado destacou um pequeno trecho da entrevista, que fez questão de reproduzir. Fala sobre a parceria da IBM, empresa de tecnologia com a prefeitura de Nova York.  Diz Joel Klein: “Criamos vários modelos inovadores de escola, mas a que mais se expandiu até agora foi a P-Tech, uma parceria com a IBM. Lá, em vez de o aluno fazer o ensino médio em quatro anos, ele leva seis anos e termina com um diploma técnico em ciência de computação. As aulas práticas começam já no primeiro ano. A IBM moldou o currículo para adequá-lo às necessidades de empresas de tecnologia e certifica os estudantes no final. Quase metade dos formandos acaba sendo contratada pela empresa. Esse modelo está se replicando pelo mundo“.

O parlamentar finalizou o pronunciamento afirmando que as secretarias de educação das cidades do Brasil poderiam valer-se da experiência do ex-secretário de Nova York. “Seria uma iniciativa importante a permitir a ascensão econômica e social dos jovens brasileiros”.