Tag archive: Cidades

Desempenho de Sérgio Cabral no governo do Rio de Janeiro

O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da Câmara Federal, aproveitou o dia em que Sergio Cabral renunciou o governo do Estado do Rio de Janeiro para fazer um balanço do governo e homenagear o ex-governador.

“Em hipótese alguma, eu poderia deixar de manifestar de público, da tribuna desta Casa do Povo, o meu sentimento de eterno reconhecimento e agradecimento à Sua Excelência por tudo o que ele realizou em benefício da tão sofrida população da Baixada Fluminense, possivelmente uma das regiões que mais atenção mereceu e recebeu do seu Governo, nesses últimos sete anos.

Sergio Cabral renunciou para ter condições de disputar as eleições de outubro, como determina a Lei Eleitoral.

No pronunciamento que fez no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (3), Simão Sessim especulou sobre o futuro de Sergio Cabral, e deu sinais de que ele deve disputar uma vaga no Senado Federal.

No levantamento das ações do governo Sergio Cabral, o deputado destacou a região da Baixada Fluminense, que segundo ele, vem desfrutando neste atual Governo dos benefícios gerados com a elevação, em 67%, dos investimentos projetados para este ano, algo em torno de R$ 215 bilhões, e que contemplam 234 empreendimentos, 61,5% deles já com obras iniciadas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, transporte, meio ambiente e logística.

“O volume de obras que o Governador Sérgio Cabral está levando para a Baixada Fluminense é algo de extraordinário, sem precedentes, que supera todas as expectativas de um povo, até então habituado com a indiferença, com o abandono e o desrespeito dos poderes públicos”, destacou o deputado.

Sessim também citou outras grandes obras como o Arco Metropolitano, da extensão da Via Light; a construção do Sistema Guandu II; a recuperação de rodovias estaduais; projetos como Asfalto na Porta; o Bairro Novo e o Programa Entulho Limpo.

Em Nílópolis, segundo Simão Sessim, várias obras proporcionaram muitos ganhos para a cidade: “um moderno calçadão, espécie de shopping a céu aberto num trecho de 200 metros quadrados da Avenida Mirandela. Nilópolis recebeu ainda no Governo Sérgio Cabral, um CVT, o maior da região, voltado para as áreas da Moda, Informática, Hospitalidade e Lazer”.

O Deputado também relacionou o Parque Municipal de Gericinó, o viaduto Marcel Luiz Sette Fortes de Almeida e a Concha Acústica, com capacidade para 20 mil pessoas em shows, feiras e exposições.

Homenagem às 29 vítimas da chacina na Baixada Fluminense

“É preciso lembrar, protestar, fiscalizar e denunciar atitudes nefastas, sobretudo se praticada por agentes públicos que tem o dever de zelar pelo bem-estar da sociedade”. Foi neste tom de protesto que o deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da mesa diretora, usou a tribuna da Câmara dos Deputados para prestar mais uma homenagem às vítimas da chacina da Baixada Fluminense, que vitimou 29 pessoas (12 no município de Queimados e 17 em Nova Iguaçu).

“Eram pedestres, pessoas comuns, que caminhavam no início da noite de 31 de março pelas ruas, a caminho de casa, muitos deles voltando do trabalho, e que acabaram se tornando alvo aleatório dos famigerados assassinos, PMs à paisana, totalmente ensandecidos”, disse Simão Sessim.

O deputado registrou no plenário que já se passaram 9 anos, e fez questão de destacar que a Baixada Fluminense se vestiu de lutou para lembrar da maior “atrocidade” praticada na região.

“O motivo do estopim, da barbárie, foi, pasmem, a insatisfação dos criminosos com mudanças feitas pela cúpula da corporação em uma série de batalhões, inclusive na Baixada Fluminense, em busca da ordem, da disciplina e da moralidade pública”, relatou Sessim.

O parlamentar disse, ainda, que as marcas da chacina não serão esquecidas pelos moradores da Baixada. “Lamentavelmente, ainda hoje, em cada esquina da Rua Gama, em Nova Iguaçu, um dos palcos da perversidade, da crueldade assassina, a lembrança do massacre ainda é viva na memória dos moradores da região. Muitos deles se mudaram para bem longe”.

Simão Sessim novamente se solidarizou com as famílias das vítimas e relatou as várias manifestações e orações ocorridas no último domingo (30), em locais onde algumas das vítimas perderam suas vidas, como num trecho da Rodovia Presidente Dutra.

Estatística mostra aumento de 28% da criminalidade na Baixada Fluminense

O segundo-secretário da Câmara dos Deputados, deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), usou números do governo do Rio de Janeiro para relatar no plenário o clima de medo da população da Baixada Fluminense com a violência.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), que faz a estatística da criminalidade no estado, mostram que houve um aumento de 28% nos casos de homicídios na Baixada Fluminense, na comparação de janeiro a setembro de 2012, com o mesmo período de 2013.

“Já nos primeiros dias deste ano, a Baixada Fluminense ganhava o noticiário policial dos principais veículos de comunicação do país, ao se tornar palco de oito execuções, num período de apenas 24 horas, em diferentes pontos da cidade de Nova Iguaçu. Dias depois, uma criança de 12 anos também era assassinada, vítima de bala perdida, pelos bandidos, em Belford Roxo”, relatou o deputado.

O deputado citou como exemplo a cidade de Nilópolis, tida até então, como uma região pacata, mas que já vive aterrorizada com a onda crescente de mortes e roubos.

Segundo o deputado, nem mesmo na época do Esquadrão da Morte, nos anos 60 e 70 que era formado por justiceiros, pagos, geralmente, por comerciantes para punir pequenos viciados em drogas e ladrões de residências, se registrou situação semelhante a que está dominando a Baixada Fluminense nos dias de hoje.

“Não, que sejamos contra as UPPs, mas desde o seu advento nas áreas de conflitos do crime organizado, na capital fluminense, traficantes encurralados pela Polícia, passaram a buscar refúgio em cidades da Baixada Fluminense, onde agora também levam o medo, o terror e o desespero. É como se tivéssemos jogando o nosso lixo no quintal dos outros” avaliou o parlamentar.

Desenvolvimento do município de Iguaba Grande impressiona Simão Sessim

O deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da mesa diretora da Câmara Federal, visitou, nesta semana, o município de Iguaba Grande na Região dos Lagos, ficando impressionado com o que viu nas áreas de saúde e educação e com a receptividade dos moradores da cidade.

O objetivo da visita de Simão Sessim foi verificar os problemas e os avanços dos municípios da região que possuem populações sazonais, ou seja, que aumentam muito durante a alta temporada.

Simão Sessim aproveitou para visitar a nova unidade de Pronto Socorro da cidade. “Eu fiquei impressionado com o desenvolvimento da prefeitura nesse ano sob a administração da prefeita Grasiella. Iguaba, afinal, tinha problema de saúde muito sério, e ela conseguiu dar uma condição ao pronto socorro. Na região não há nada parecido, ela banca com recursos da prefeitura, recursos próprios. Têm equipamentos sofisticados, sala vermelha, condições de atender as pessoas na emergência que estejam com problemas mais sérios, uma emergência mais sofisticada”, disse o deputado.

O deputado também se impressionou com os investimentos na educação e a qualidade das escolas. “Na educação, todos os alunos que necessitaram de vagas foram atendidos, ela (a prefeita) começa a implantar o ensino integral, com profissionalização durante um dos turnos, manhã ou tarde, dependendo do funcionamento da escola. Achei também que ela deu uma estrutura na administração escolar muito boa”, destacou Sessim.

Simão Sessim passeou pelas ruas de Iguaba Grande ao lado da prefeita Grasiella Magalhães e foi recebido com muito carinho pelos moradores. Ele disse que a cidade está muito bem organizada. “Pude reparar a limpeza da cidade, as condições de visibilidade através da sinalização. Enfim, nós sentimos que é um município que está bem entregue. Registro ainda com muita satisfação ver bem empregado os recursos que coloquei no orçamento da União de 2013, e já também coloquei para 2014, que são recursos destinados à área de saúde, unidades de saúde, equipamentos”, ressaltou o parlamentar.

Iguaba Grande tem 22 mil 858 habitantes, de acordo com o IBGE, e possui o 9º melhor IDH-M do Estado do Rio de Janeiro, índice criado pela FGV, Fundação Getúlio Vargas, para acompanhar o desenvolvimento dos municípios brasileiros. A cidade, que fica na Região dos Lagos, possui 32 Km² de extensão territorial, e faz limite com os municípios de São Pedro da Aldeia e de Araruama.

Deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), prefeita Grasiella Magalhães e o vereador Alessandro Grimauth, na prefeitura municipal de Iguaba Grande. Foto: Valéria Venda

Deputado Federal Simão Sessim (PP-RJ), prefeita Grasiella Magalhães e o vereador Alessandro Grimauth, na prefeitura municipal de Iguaba Grande. Foto: Valéria Venda

Vereador Alessandro Grimauth, Maria Juraci de Andrade Dutra (Secretária de Saúde), deputado federal Simão Sessim e Grasiella Magalhães (prefeita), na unidade de pronto socorro de Iguaba Grande. Foto: Valéria Venda

Vereador Alessandro Grimauth, Maria Juraci de Andrade Dutra (Secretária de Saúde), deputado federal Simão Sessim e Grasiella Magalhães (prefeita), na unidade de pronto socorro de Iguaba Grande. Foto: Valéria Venda

Prefeito Cláudio Chumbinho e deputado federal Simão Sessim, na prefeitura municipal de São Pedro da Aldeia. Foto: Valéria Venda

Deputado Federal Simão Sessim se reúne com prefeito de São Pedro da Aldeia

O segundo-secretário da Câmara Federal, deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), se reuniu com o prefeito de São Pedro da Aldeia-RJ, Cláudio Chumbinho, e constatou que o município precisa de mais investimentos na área de saúde. O deputado disse que vai lutar em Brasília para ajudar o município com mais verbas federais no orçamento da união. “Eu deixei já anteriormente com o prefeito Chumbinho, verbas que vão atendê-lo na área de saúde para construir mais uma unidade de saúde. Vou tentar colocar para esse ano, também, a mesma situação porque acho que na área de saúde é o grande problema dele (prefeito)”, falou o parlamentar.

A reunião aconteceu na segunda-feira (27/01), na sede da prefeitura. Simão Sessim também disse ao prefeito que vai tentar incluir no orçamento recursos para a área rural de São Pedro da Aldeia. “Verifiquei a situação na área rural, ele (prefeito) precisa de patrulha mecânica e eu vou procurar atendê-lo”, disse o deputado.

O deputado informou que a presidente Dilma Rousseff liberou recursos para o PAC 2, e São Pedro da Aldeia vai receber cerca de 11 milhões que devem ser investidos na drenagem e pavimentação de bairros. “Nós vamos acompanhar isso, nós vamos lutar em Brasília para que esses projetos sejam implementados e aí quem vai ganhar é a população, tanto a população nativa, aquela que vive os 365 dias aqui, quanto a população que cresce na época do verão, cresce em épocas sazonais”, destacou Simão Sessim.

Deputado Simão Sessim (PP/RJ) com o prefeito de Búzios, André Granado. Foto: Valéria Venda

Simão Sessim destaca administração de André Granado na prefeitura de Búzios

Durante visita à cidade de Búzios na Região dos Lagos o deputado, Simão Sessim (PP-RJ) destacou a renovação na administração política do município e elogiou a atuação do atual prefeito, André Granado. De acordo com o deputado a cidade foi prejudicada por que foi comandada por muito tempo por um mesmo grupo político e não se desenvolveu. “O André, médico formado, veio para Búzios, fez um excelente trabalho na área de saúde, e até hoje ele cuida de doentes, e acabou se envolvendo com a política porque viu que Búzios precisava mudar. Afinal a política de Búzios era dirigida pelo mesmo grupo em 16 anos de emancipação, esse grupo tomou conta 12 anos da cidade e nada desenvolvia. Então agora ele resolveu assumir a candidatura, ganhou a eleição e eu vim trazer o meu abraço, o meu apoio e, principalmente, vou lutar em Brasília para que Búzios possa receber recursos”, destacou Sessim.

O deputado disse que a missão de André Granado não fácil, a cidade de Búzios recebe muitos turistas na alta temporada e precisa de infraestrutura em saúde, transporte, segurança e saneamento. “Eu quero ajudá-lo na área federal e tentar recursos para que ele possa aplicar, principalmente na área de turismo, que é uma área que ele também não recebe vantagem nenhuma. Ele, mais do que os outros, tem uma demanda na cidade, nessa época de temporada, 10 vezes mais. A população dele hoje é cerca de 30 mil habitantes e ela chega a 250 mil nesse período, sem aumentar a receita dele”, disse o parlamentar.

Deputado Simão Sessim (PP/RJ), em Búzios, com o prefeito André Granado e secretariados, e Marco Aurélio da Costa, presidente da ASSIST – Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro. Foto: Valéria Venda

Deputado Simão Sessim (PP/RJ), em Búzios, com o prefeito André Granado e secretariados, e Marco Aurélio da Costa, presidente da ASSIST – Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro. Foto: Valéria Venda

Deputado Simão Sessim (PP/RJ) com o prefeito de Búzios, André Granado. Foto: Valéria Venda

Deputado Simão Sessim (PP/RJ) com o prefeito de Búzios, André Granado. Foto: Valéria Venda

Simão Sessim agradece apoio da população do Estado do Rio de Janeiro

O deputado Simão Sessim (PP-RJ) usou a tribuna da Câmara dos Deputados, no último dia de atividades no Congresso Nacional, para agradecer o apoio que recebeu durante 2013 dos colegas parlamentares e principalmente da população do Rio de Janeiro. Sessim aproveitou para destacar a importância do cargo que foi delegado a ele neste ano.

“Foi muito gratificante, Senhor Presidente, merecer a confiança de todos os meus pares, em especial a do colega, do amigo Henrique Eduardo Alves para presidir, eventualmente, em sua ausência, tantas sessões importantes e decisivas para o amadurecimento do processo democrático e do Estado de Direito, que certamente estar a definir, para melhor, do destino do povo brasileiro”.

Simão Sessim disse que apresentou em 2013 alguns Projetos de Lei focados na necessidade do povo brasileiro de fazer valer a sua cidadania, os seus sonhos e a sua dignidade. O deputado afirmou ainda que a Câmara dos Deputados vai ter muito trabalho no próximo ano. “O ano de 2014 nos reserva desafios, que não serão poucos, mas que esta Casa, tenho certeza absoluta, saberá superá-los com a mesma eficiência e sabedoria que norteiam as atividades deste Parlamento”, declarou Sessim.

O deputado também agradeceu o apoio que recebeu da presidente Dilma Rousseff e dos ministros; do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral e do vice-governador, Luiz Fernando Pezão e dos vereadores do município de Nilópolis.

Simão Sessim para encerrar o pronunciamento fez questão de deixar um agradecimento especial e renovar um compromisso. “À população do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo ao povo da Baixada Fluminense e, em especial, aos meus quase 200 mil vizinhos da cidade de Nilópolis, muito obrigado pelo carinho, pelo voto de confiança, e o meu renovado e sagrado compromisso de continuar lutando, desta tribuna, deste parlamento, em defesa do povo fluminense”, concluiu Simão Sessim.

Simão Sessim manifesta solidariedade às vitimas das chuvas em Queimados e Nova Iguaçu.

Chuva deixa rua do centro de Nova Iguaçu. Foto: Douglas Vianna/Futura Press

Chuva deixa rua do centro de Nova Iguaçu. Foto: Douglas Vianna/Futura Press

O segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Simão Sessim (PP-RJ), usou a tribuna do plenário para criticar as péssimas condições de moradia oferecidas aos pobres em áreas de risco na Baixada Fluminense. Sessim manifestou solidariedade aos moradores de Queimados e Nova Iguaçu. As duas cidades decretaram estado de emergência por causa das chuvas do último fim de semana, que desabaram na região Metropolitana do Rio de Janeiro.

“Nessas duas cidades da Baixada Fluminense, milhares de moradores tiveram perdas total de seus bens, adquiridos, como sempre, à base de muito sacrifício. Muitos deles estão desabrigados ou desalojados, dependendo da ajuda de parentes e amigos, necessitando também de suporte, itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, colchonetes, material de limpeza, fraldas descartáveis, água potável”, declarou o deputado.

Simão Sessim disse que todos os anos o problema se repete. “Infelizmente, é sempre assim. No Rio de Janeiro, todo verão é a mesma coisa: favelas da capital e bairros pobres da Região Metropolitana, especialmente da Baixada Fluminense, são devastados por chuvas torrenciais, mais do que típicas entre os meses de dezembro e abril”, ressaltou o parlamentar.

Mas, o deputado que é da Baixada Fluminense, lembrou que investimentos feitos em alguns municípios estão evitando que a catástrofe seja ainda maior. “Me consola e me conforta um pouco, o fato de não ter a minha querida Nilópolis nas estatísticas do caos que as chuvas de Verão sempre provocam. Graças a Deus, todos os investimentos que levamos para a cidade estão garantido à sua população enfrentar as chuvas de fim de ano com segurança e um pouco mais de tranquilidade”, destacou Simão Sessim.

Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados. Foto: Divulgação.

Escola Municipal Carlos Pereira Neto, em Queimados. Foto: Divulgação.

Segue pronunciamento na íntegra

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, lamentavelmente, a minha presença na tribuna desta Casa, no dia hoje, tem por finalidade manifestar a minha triste solidariedade ao povo da Baixada Fluminense, sobretudo de Queimados e Nova Iguaçu. As duas cidades decretaram estado de emergência por conta das chuvas de verão que desabaram na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no último fim de semana.

Nessas duas cidades da Baixada Fluminense, Senhor Presidente, milhares de moradores tiveram perdas total de seus bens, adquiridos, como sempre, à base de muito sacrifício. Muitos deles estão desabrigados ou desalojados, dependendo da ajuda de parentes e amigos, necessitando também de suporte, itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, colchonetes, material de limpeza, fraldas descartáveis, água potável.

Agora, é a luta desesperada dos moradores atingidos para resgatar o que sobrou de seus pertences em meio a um emaranhado de lama, esgoto, lixo e poeira.

Infelizmente, é sempre assim, Senhor Presidente. No Rio de Janeiro, todo verão é a mesma coisa: favelas da capital e bairros pobres da Região Metropolitana, especialmente da Baixada Fluminense, são devastados por chuvas torrenciais, mais do que típicas entre os meses de dezembro e abril.

Empurradas que são para áreas de risco, devido às péssimas condições de habitação oferecidas aos pobres, dezenas de milhares de pessoas enfrentam, anos após anos, a via crucis do desabrigo e tantos outros transtornos, como perdas de entes queridos, a exemplo do que aconteceu, desta vez, com uma senhora de 60 anos, no bairro Riachão, em Nova Iguaçu, o que é ainda muito mais grave.

Me consola e me conforta um pouco, Senhor Presidente, o fato de não ter a minha querida Nilópolis nas estatísticas do caos que as chuvas de Verão sempre provocam. Graças a Deus, todos os investimentos que levamos para a cidade estão garantido à sua população enfrentar as chuvas de fim de ano com segurança e um pouco mais de tranquilidade.

De resto, só me resta pedir a Deus que de força e sabedoria aos prefeitos Nelson Bornier, de Nova Iguaçu, e Max Lemos, de Queimados, no sentido de que consigam superar mais este desafio de devolver dignidade àquele povo ordeiro e trabalhador, mas que ainda sofre, repito, ano após ano, com a fúria da natureza e o eterno descaso do poder público.

Muito obrigado, senhor presidente!

Simão Sessim é saudado em missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Como faz todos os anos, o deputado federal Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da Câmara dos Deputados, participou, neste domingo (8), da missa das 10 horas na Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O deputado, acompanhado de sua família, foi para as celebrações do dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Nilópolis.

Simão Sessim também aproveitou para comemorar seu aniversário e, durante a missa, recebeu várias homenagens e cumprimentos de amigos e correligionários. Depois de ouvir o tradicional “parabéns pra você”, Simão Sessim agradeceu as felicitações e posou para fotos com familiares, amigos e políticos da região.

Simão em reverência diante da Bíblia - Foto: Luis Pimenta

Simão em reverência diante da Bíblia – Foto: Luis Pimenta

Simão no momento da aspersão da água benta - Foto: Luis Pimenta

Simão no momento da aspersão da água benta – Foto: Luis Pimenta

No altar, Simão compartilha as bençãos do Frei Neylor, para os que estavam comemorando também seus aniversários - Foto: Luis Pimenta

No altar, Simão compartilha as bençãos do Frei Neylor, para os que estavam comemorando também seus aniversários – Foto: Luis Pimenta

Esq>direita: Thiago Augusto (liderança local PT), Augusto Vargas (liderança local PV) e Gladson - Foto: Luis Pimenta

Esq>direita: Thiago Augusto (liderança local PT), Augusto Vargas (liderança local PV) e Gladson – Foto: Luis Pimenta