XXII Fórum Nacional “Desenvolvimento com Inclusão – As diferentes formas”

O Deputado Simão Sessim faz menção ao XXII Fórum Nacional, uma iniciativa do ex-Ministro João Paulo dos Reis Velloso, em discurso que pronunciou no dia 12/05/10.

De 17 a 20 de maio, na sede do BNDES, no Rio, acontecerá o XXII Fórum Nacional, uma iniciativa do ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso que, desde 1988, reúne os principais economistas, sociólogos e cientistas políticos do país com a intenção de pensar o Brasil e oferecer propostas para o desenvolvimento econômico e social.

O ex-ministro Veloso é, desde seus tempos no Ministério do Planejamento, um dos poucos economistas brasileiros dedicados a pensar o desenvolvimento nacional com atenção especial para as medidas que tenham repercussão no longo prazo. Com certeza, este modo de ver o desenvolvimento nacional responde pela presença no XXII Fórum de um painel dedicado às favelas cariocas.  Com o tema, “Desenvolvimento com Inclusão – As diferentes formas”, o Painel V do XXII Fórum apresentará um projeto que tem como objetivo a integração social de nove favelas cariocas: Rocinha, Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, Santa Marta, Borel, Complexo da Maré, Complexo de Manguinhos, Vigário Geral e Cidade de Deus.

Ele conversou com Daniel Cúrio, do Jornal do Commercio, e falou sobre o projeto. Deixou claro que a sua elaboração não é fruto do trabalho de técnicos teóricos fechados em seus gabinetes, mas o resultado das informações e dados oferecidos pelos líderes das comunidades atingidas, e que o propósito do projeto, é absorver os resultados das medidas adotadas pelos governos e avançar.

A iniciativa merece elogios, principalmente, no momento em que a política de segurança pública adotada pelo governo do estado com a ocupação das favelas pelas Unidades de Polícia Pacificadoras apresenta resultados positivos no campo da redução da violência e da criminalidade.

Há muito tempo se sabe que o combate à violência precisaria ir para além das meras providências policiais e judiciais. Para que os resultados sejam duradouros, é preciso pensar em projetos que estimulem a educação, o emprego digno e o estímulo às oportunidades de ocupação e renda para as populações mais pobres.

Na entrevista ao Jornal do Commercio, o ex-ministro Veloso informa que o projeto será entregue ao Governador Sérgio Cabral e ao Prefeito do Rio, Eduardo Paes. Estou convencido de que a sensibilidade dos dois fará com que o projeto deixe o papel, ganhe as ruas e se transforme num mecanismo efetivo de transformação social. Já não é sem tempo.

Meus cumprimentos ao ex-ministro Veloso pela decisão e aos participantes do XXII Fórum, o meu desejo de que o evento produza os resultados esperados.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: