Simão Sessim participa de Seminário Internacional sobre Educação em Tempo Integral.

A educação em tempo integral significa o envolvimento de toda a comunidade, é preciso reinserir as famílias nesse projeto, dando voz e devolvendo a elas o papel que foi transferido às escolas. A afirmação é do segundo-secretário da Câmara Federal, deputado Simão Sessim (PP-RJ), que participou, nesta quinta-feira (30), do Seminário Internacional sobre Educação em Tempo Integral, que contou com a apresentação de experiências nacionais e internacionais sobre o tema. O evento foi realizado no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, e reuniu autoridades de ensino do Brasil, Portugal, Espanha e França.

O deputado Simão Sessim destacou que a educação em tempo integral não se traduz em simplesmente estender o horário de permanência dos alunos na escola. “É muito mais que isso. Não há que apenas confinar o corpo discente no espaço geográfico do ambiente escolar. Significa, na verdade, reorganizar toda a prática escolar, a fim de incrementar as atividades já existentes, propondo novas ações pedagógicas, culturais e esportivas para o cotidiano”, disse o deputado.

Sessim afirmou também: “É preciso inserir as famílias como um todo nesse projeto, dando-lhes voz e ao mesmo tempo devolvendo-lhes o papel outrora equivocadamente transferido à escola”.

A educação em tempo integral já está presente em diversos países, além de algumas experiências já concretizadas no Brasil. Está também no Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso Nacional, como uma das metas a serem cumpridas em diferentes etapas do ensino.

Atualmente, o tempo médio que os estudantes brasileiros passam dentro da escola é de, aproximadamente, quatro horas diárias.

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