Simão Sessim defende combate à pobreza em Audiência Parlamentar na ONU

Não há como tratar a sustentabilidade do planeta com eficiência, enquanto existir algum resquício de pobreza. A declaração é do segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Simão Sessim (PP-RJ). Ele participou, nos dias 14 e 15/11, da Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas, evento paralelo da 68ª Assembleia Geral da ONU que acontece em Nova York.

O deputado discursou no encontro e pediu permissão para discordar do texto da programação do evento que colocou como objetivo derrotar a pobreza como uma questão relevante, mas isolada da necessidade de responder aos problemas urgentes para assegurar a sustentabilidade. “Não vejo como tratar a sustentabilidade do planeta com eficiência absoluta, enquanto e onde existir algum resquício de pobreza, de eliminação das oportunidades econômicas pela incapacidade de acesso aos benefícios da educação, nutrição, cuidados básicos com a saúde e infraestrutura urbana. Desenvolvimento Sustentável”, disse Sessim.

O parlamentar citou o Brasil como exemplo e apresentou resultados do principal programa social do governo. “O Programa Bolsa Família, que completou dez anos de existência há pouco, é o carro chefe. O programa atende 6,5 milhões de famílias e retirou da miséria, 1,7 milhão, pela superação da situação de pobreza e miséria. Esse é o número de famílias que já dispensou o benefício, por aumento da renda familiar. São famílias que receberam do governo novas oportunidades econômicas”, afirmou.

Além dos programas sociais que atingem a população mais pobre o deputado Simão Sessim também destacou no discurso que fez na ONU o monitoramento do desmatamento na Amazônia. “O projeto permite que o Brasil fiscalize melhor as suas áreas verdes e por conta disso, constatou-se uma redução significativa no desmatamento da Amazônia: 84% desde 2004. Uma vitória!”.

Para Simão Sessim o Brasil ainda tem um grande desafio: “O sucesso dos programas de combate à pobreza e sustentabilidade não inibem, contudo, a busca de solução para o nosso maior desafio: o que fazer com o lixo. Esse é um problema para o qual o Brasil tenta encontrar soluções. Muito se fez, mas, muito ainda há por fazer, principalmente, para a região que tenho a honra de representar na Câmara dos Deputados: a Baixada Fluminense”, disse o deputado.

A Audiência Parlamentar Anual das Nações Unidas discute o papel dos parlamentos na definição e implementação da agenda de desenvolvimento da entidade pós-2015, quando se encerra o prazo final para o cumprimento das metas estabelecidas em setembro de 2000 na Cúpula do Milênio.

Antes de participar do evento da ONU o deputado Simão Sessim integrou a comitiva brasileira em Nova York liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e se reuniu com o presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Liu Jieyi e com o secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson.  Nas reuniões foram debatidos assuntos como segurança cibernética, desenvolvimento sustentável e o desempenho do Brasil nas missões de paz coordenadas pela ONU, principalmente no Haiti.

artigo-simao-sessim-defende-combate-a-pobreza-em-audiencia-parlamentar-na-onu-001 artigo-simao-sessim-defende-combate-a-pobreza-em-audiencia-parlamentar-na-onu-002 artigo-simao-sessim-defende-combate-a-pobreza-em-audiencia-parlamentar-na-onu-003 artigo-simao-sessim-defende-combate-a-pobreza-em-audiencia-parlamentar-na-onu-004

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: