O Dia Mundial da Internet na Baixada

Editor:  Jackson Vasconcelos

Um grupo de pessoas convocadas pela internet comemorou com palestras e sorteios, o Dia Nacional da Internet, evento sediado em Nova Iguaçu.

Ontem, segunda-feira, dia 17, às 14h45min, em Nova Iguaçu, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, aconteceu, na Baixada Fluminense, a primeira edição das comemorações do Dia Mundial da Internet, designado de “Eu sou da Baixada, e vc?”. O evento pode ser considerado modelo de sucesso, porque organizado por completo pela internet e realizado com o uso intensivo das mídias sociais, Google, Talk, Facebook, e-mail, twitter e outros.

O publicitário Wesley Brasil, editor do Site da Baixada, conseguiu reunir cerca de 50 pessoas no Espaço Cultural e mais de 180 com comunicação à distância.

O Secretário Adjunto de Cultura de Nova Iguaçu, Egeus Laus, falou sobre o tema “redes distribuídas”, com apresentação de algumas sugestões de uso das redes sociais e Luiz Antonio Doria, que mantém um blog especializado em turismo na baixada, mostrou como se pode aliar o turismo a pé e de ônibus ao sistema de comunicação pela internet.

Depois, falou Márcio Graffiti, do Coletivo Anti Cinema, que tratou do trabalho dos produtores de Cultura e Áudio Visual da Baixada Fluminense e do Coletivo Anti Cinema, que tem como objetivo o debate e reflexão sobre o exercício da cidadania pelos jovens com a utilização de celulares, máquinas fotográficas e de formatos profissionais de filmagem. Márcio mantém um canal no Youtube com as produções do Anti Cinema.

No encerramento, Wesley Brasil lançou a idéia de se ter um “Censo Digital Baixada”, para reconhecimento de todas as mídias sociais que tratam do tema e falou sobre a “Baixada Realmente Digital”, que prevê o uso intensivo da tecnologia digital na baixada fluminense como instrumento relevante de inclusão social.

Outra curiosidade: os organizadores do evento sortearam uma camisa do Site da Baixada entre os participantes que apresentaram sugestões úteis para a próxima edição do evento e entre os que apresentaram idéias engraçadas por serem inúteis.

É a baixada em movimento!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: