Lula é homenageado pela Câmara e recebe medalha “Suprema Distinção”.

Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29), onde recebeu a medalha “Suprema Distinção”. Essa Medalha só havia sido entregue a um ex-presidente da República: Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP). A homenagem foi proposta pelo deputado Simão Sessim (PP-RJ), segundo-secretário da Câmara Federal, e pelo deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), como reconhecimento ao enorme desempenho do ex-presidente na construção de um Brasil mais justo e forte.

Num discurso que durou pouco mais de 30 minutos, Lula disse que o País teve, em junho, uma “lição de civilidade democrática”. “O povo foi para as ruas exigir um pouco mais de Estado e para dizer que precisa de mais coisas”, afirmou. Segundo o ex-presidente, o “povo aprendeu a comer filé e não quer mais comer acém”.

Lula aproveitou que estava diante de um plenário lotado e defendeu a reforma política, “para aprofundar a democracia, requalificar os partidos, reduzir poder econômico e melhorar as formas de participação popular no processo eleitoral”, disse o ex-presidente. Destacou ainda que a reforma política sofre resistência porque contraria interesses, mas não há outra solução para que se possa praticar a política da forma mais correta, defendendo o financiamento exclusivo público de campanha. Para Lula, a Câmara tem condições de responder aos desafios de hoje, mas ele insistiu que a reforma política é o mais importante de todos os desafios demandados pela sociedade.

O deputado Simão Sessim ressaltou que na trajetória de 40 anos de vida pública, como Prefeito e Deputado Federal, com nove mandatos, vivia um momento inesquecível ao homenagear o ex-presidente Lula. “Presidente Lula, é uma honra poder homenageá-lo em nome do Brasil e, em especial, em nome do meu Estado, o Rio de Janeiro, que tanto lhe deve. Enche‐me de júbilo dizer que Vossa Excelência entrou para história como um dos maiores presidentes que o Brasil teve. Sua atuação à frente do Governo foi inolvidável”, comentou o deputado.

Sessim também falou, ainda, das conquistas sociais do governo Lula. “Para contextualizar a mágica do momento de hoje, destaco aquilo que considero sua maior obra como homem público: resgatar da pobreza mais de 50 milhões de irmãos brasileiros. Vossa Excelência, numa obra de engenharia política, redesenhou a sociedade brasileira ao implantar o maior processo de inclusão social e distribuição de renda da história de nosso país”, afirmou Sessim.

Para finalizar a homenagem o deputado Simão Sessim foi enfático: “A medalha que esta Casa lhe concede na data de hoje é justa e merecida. Suprema Distinção, Senhoras e Senhores, tem nome e sobrenome: Luiz Inácio LULA da Silva. Parabéns Presidente! Que Deus o abençoe!”

lula-e-homenageado-pela-camara-e-recebe-medalha-suprema-distincao-001 lula-e-homenageado-pela-camara-e-recebe-medalha-suprema-distincao-002 lula-e-homenageado-pela-camara-e-recebe-medalha-suprema-distincao-003

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: