Itaguaí 192 anos de emancipação político-administrativa

Manifesto as minhas homenagens à cidade de Itaguaí, que completou na data de ontem, dia 5 de julho, 192 anos de sua emancipação político-administrativa.

Os nossos votos são extensivos ao Prefeito Carlos Busatto Junior, o nosso querido e estimado Charlinho, e o faço com muito carinho, com muita emoção, de coração aberto por tudo o que ele e aquela cidade tão hospitaleira e acolhedora tem representado para mim ao longo de minha vida pública.

Foi uma festa muito bonita, ao estilo country, com rodeios, exposições agropecuárias, atrações musicais, entre outros eventos, que envolveram mais de 100 mil itaguaienses numa reverência à altura da importância da cidade que, já centenária, começa a se consolidar no contexto geopolítico como uma das regiões de grande prosperidade e à caminho de sua redenção como um dos importantes pólos de desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Rio de Janeiro.

Só para ilustrarmos, recentemente a LLX, companhia de logística fundada pelo grande empresário Eike Batista, anunciou a assinatura dos contratos para a efetiva construção do Porto Sudeste que será implantado em Itaguaí com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Trata-se de investimentos grandiosos, em torno de R$ 1,8 bilhão, que vão garantir a sua conclusão em 2011 para que o terminal possa começar a operar já a partir de 2012.

Não tenho dúvidas que Itaguaí, se Deus assim permitir, tende a ser num futuro bem próximo, o maior agregador econômico e de empregos da região, com a força do pólo siderúrgico que ali se agiganta com a chegada de grandes investimentos do setor.

Portanto, distante apenas 80 quilômetros do Centro da capital fluminense, Itaguaí é, de fato, uma cidade próspera e deslumbrante; como alguém já disse, um pedaço de terra onde o sol que esquenta ilhas tropicais convive em plena harmonia com a sombra e a água fresca de rios e cachoeiras ao pé de montanhas cheias de possibilidades de aventuras.

Tenho dito, e repito, que em Itaguaí, graças a Deus, encontrei amigos de verdade, como o Charlinho, os vereadores e o seu povo, que jamais tem me faltado com o seu apoio e generosidade ao longo de minha vida pública. Em contrapartida tenho procurado dar, na medida do possível, a minha humilde contribuição àquele povo hospitaleiro, trabalhador, que não para de sonhar com uma vida mais digna, por isso mesmo mais humana, que possa lhe proporcionar conforto, paz, progresso e justiça social.

Agora mesmo, estamos levando para Itaguaí recursos avaliados em R$ 5 milhões, dos Ministérios das Cidades e da Cultura, que serão usados na construção de uma ciclovia e de um centro cultural, este último, destinado a eventos na cidade.

Portanto, ao saudar o povo de Itaguaí, nesta data magna da cidade, o faço através de seu mandatário, o meu querido e amado amigo Charlinho, por tudo que tem representado para o seu povo que, como gratidão, carinho e respeito, também lhe confere altos índices de aprovação popular diante do Governo sério e dinâmico que ele conduz à frente do Poder Executivo.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: