Excelente iniciativa do Presidente Eduardo Eugênio

A Firjan realizará em Nova Iguaçu o 1º Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense.
_____

Recebi a notícia numa das visitas que fiz ao site http://noticias.sitedabaixada.com.br/

Presidida pelo empresário Eduardo Eugênio, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN – além de desenvolver e coordenar estudos, pesquisas e projetos que orientam as ações do setor industrial do estado, estimula o exercício da cidadania plena. Nesta linha, uma de suas representações regionais para a Baixada Fluminense (são duas, uma com sede em Duque de Caxias e outra em Nova Iguaçu), organizou para o dia 11 de agosto, o 1º Seminário de Calçadas Acessíveis da Baixada Fluminense.

O evento tem como objetivo encontrar soluções para os problemas de acessibilidade nos passeios públicos e garantir condições ideais de acesso e locomoção para todas as pessoas, principalmente, aquelas que têm deficiência física.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) participa da organização e patrocínio do evento, que conta também com o apoio do Ministério das Cidades e garantia de recursos do governo federal para as obras de adaptação, atitude que é fruto da sensibilidade social que tem o Presidente Lula.

O Seminário apresentará um ciclo de palestras e debates. Daizê Pinho Vechi, Secretária do Ministério das Cidades, abrirá o encontro abordando a questão dos “Recursos para Projetos e Obras Acessíveis”.

Em seguida, falará a Dra. Rosana Rodrigues de Alves Pereira, Promotora Titular do Núcleo de Nova Iguaçu da Promotoria de Justiça de Proteção ao Idoso e a Pessoa Portadora de Deficiência. O tema será “Ações do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro par ao cumprimento do Estatuto das Cidades”.

Depois, a arquiteta Regina Cohen tratará o tema “Mobilidade Urbana em Calçadas Acessíveis” e o Dr. Philip Gold, as condições de circulação a pé nas cidades brasileiras.

O Prefeito de Mesquita, Arthur Messias apresentará a obra do paço municipal, um dos exemplos que a Baixada Fluminense tem de projetos acessíveis e, em seguida haverá a palestra da representante da FIRJAN, Dra. Andrea Marinho, com o tema “Soluções para capacitação de Mão de Obra”.

Um debate encerrará o encontro e será coordenado pelo representante do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – IBDD – uma das mais qualificadas organizações nacionais de trabalho com deficientes.

Mais um gol de placa da FIRJAN!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: