Nova estação de tratamento da CEDAE em Sarapuí

Estação de Sarapuí – Simão Sessim agradece.

Nova estação de tratamento da CEDAE em Sarapuí

Nova estação de tratamento da CEDAE em Sarapuí

No dia 27 de outubro, o deputado Simão Sessim compareceu mais uma vez à tribuna da Câmara dos Deputados, desta vez para registrar o início do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto de Sarapuí, na Baixada Fluminense, no dia 25.

A seguir, o pronunciamento em exato teor. Ele está registrado também no site da Câmara dos Deputados, no espaço destinado ao deputado Simão Sessim. Mas, antes de reproduzir o pronunciamento, é importante registrar as palavras do Governador Sérgio Cabral sobre o mesmo evento:

“É uma alegria muito grande poder oferecer quase 100% de tratamento de esgoto. Já estamos em um nível de 800 litros por segundo e vamos chegar a 1.500 litros de esgoto/segundo. Em menos de cinco anos, nós mais do que duplicamos o tratamento secundário (que retira 98% das impurezas) na Baía de Guanabara. Isso é saúde pública, e uma Baía de Guanabara que respira melhor”.

Pronunciamento do deputado Simão Sessim:

Senhor Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a população da minha querida Baixada Fluminense recebeu uma das mais importantes obras de saneamento da região, com a entrada em funcionamento, na terça-feira, da Estação de Tratamento de Esgoto de Sarapuí.

Essa unidade da Nova CEDAE recebeu investimentos de cerca de R$ 200 milhões e já está beneficiando um milhão de moradores em Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis.

Construído há 12 anos, aquele sistema de esgotamento sanitário nunca havia sido usado por falta de tronco coletor principal. Agora, a moderna unidade, que tem capacidade para tratar cerca de 1.500 litros de esgoto por segundo, contribuirá definitivamente para o processo de despoluição da Baía de Guanabara e para a revitalização do meio ambiente em toda a região.
A Estação já nesta fase inicial de funcionamento e desse modo, Senhor Presidente, cerca de mil litros de esgoto in natura deixarão de ser lançados nos corpos hídricos. Com isso, o Governador Sérgio Cabral também cumpre compromissos assumidos com o Comitê Olímpico Internacional, o COI, para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
Com a estação de Sarapuí, na cidade de Nilópolis, por exemplo, passa de 0% para 100% o tratamento de esgoto, uma evolução sem precedentes na história da cidade.

Recebam, portanto, o Governador Sérgio Cabral e o Sr. Wagner Victer, presidente da Nova CEDAE, o nosso reconhecimento e o eterno agradecimento da população da Baixada, que aos poucos vai conseguindo melhorar a sua qualidade de vida, resgatando com isso um pouco mais da dignidade tão sonhada.

Muito obrigado, Senhor Presidente.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: