Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, no próximo dia 26, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu iniciará as atividades deste ano, oportunidade ideal para registrar nos Anais da Casa, o trabalho de apoio à cultura e à formação profissional que aquela organização realiza desde 2006 na Baixada Fluminense.

A Escola, que já formou três mil alunos, hoje no mercado de trabalho como fotógrafos, diretores, roteiristas e produtores, está localizada no Bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu e é dirigida por Cristiane Braz.

O projeto nasceu do Programa Bairro Escola da Prefeitura de Nova Iguaçu e em 2009, em razão da competência de seus quadros, passou a ser um Ponto de Cultura, com autorização para receber apoio financeiro e institucional do Ministério da Cultura. No mesmo ano, a Escola recebeu, do Ministério da Cultura, o prêmio Rio Sociocultural- na categoria Destaque Ponto de Cultura.

A Petrobras está presente no Projeto desde 2007, por meio do Programa Petrobrás Cultural, incentivando a formação profissional de agentes de cultura e, recentemente, ingressou com novos recursos com base na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Outro fato interessante importantíssimo é a decisão da Escola de investir na capacitação de professores da rede publica municipal, para abrir novas portas de oportunidades para os alunos da rede pública.

Também fruto do trabalho da Escola Livre de Cinema é o Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, o IGUACINE, evento de presença obrigatória no calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro. O Festival de 2010 trouxe, na Mostra Competitiva da Baixada, os filmes O Mendigo, de Mário Bonnin; O que vai ser, de Getúlio Ribeiro; Paula, de Leonardo Nunes; Parô, de Leandro Souza e Queimado, de Igor Barradas.
Meus cumprimentos, portanto, a essa turma, que realiza e que com o seu trabalho dignifica a população da Baixada Fluminense.

Era o que eu tinha a dizer neste momento, senhor presidente.
Muito obrigado!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: