É preciso ampliar as oportunidades

(Deputado Simão Sessim pronunciou o seguinte discurso em em 05/05/2010)

O Valor Econômico traz hoje um suplemento com extensa matéria sobre o Estado do Rio de Janeiro. O trabalho deixa claro que o governador Sérgio Cabral Filho, com velocidade, recupera para o estado, a imagem de pólo de desenvolvimento nacional, tendo como fator determinante para o sucesso deste projeto a decisão adotada por ele, desde o início de seu governo, de dar qualidade e eficiência à gestão fiscal.

“O Rio passou por um severo ajuste nos últimos anos, a partir da criação de sistemas de controle e transparência (…). Arrumar a casa era a primeira tarefa para conquistar credibilidade”, informa a matéria, para, em seguida, explicar, passo a passo, cada uma das decisões administrativas e de gestão fiscal adotadas pelo governador e por sua equipe, situação que conferiu ao Estado do Rio de Janeiro o selo de qualidade, representado pela categoria, “grau de investimento”, conferida pela agência de risco Standard & Poor’s, a mais importante do mercado financeiro internacional.

O Valor Econômico ouviu o Presidente da FECOMÉRCIO, Orlando Diniz, que fez um alerta sobre a necessidade de se resolver, diante dos investimentos previstos para os próximos três anos, a carência histórica que tem o Rio de Janeiro de mão de obra com formação e experiência. Sobre este ponto, é preciso agir com planejamento e rapidez, sob pena de não permitir que o trabalhador residente no Rio de Janeiro receba diretamente os benefícios da nova fase.

De fato, o Estado do Rio de Janeiro tem necessidade de dedicar atenção especial, ao problema e uma excelente iniciativa seria a expansão da rede de escolas profissionalizantes que há no estado, principalmente, para os municípios da Baixada Fluminense e bairros da zona oeste da Cidade do Rio de Janeiro, locais que receberão o impacto maior dos investimentos futuros.

Meus cumprimentos ao Governador Sérgio Cabral e a sua equipe pelo trabalho inteligente e corajoso que realizam a frente do governo do Estado do Rio de Janeiro e ao Valor Econômico pelo destaque que tem dado, no suplemento “Estados”, às boas experiências de gestão administrativa públicas e privadas, que temos no Brasil.

Com os meus cumprimentos, faço um apelo ao Governador para que ele junte às excelentes providências de gestão administrativa, fiscal e política do estado, a decisão urgente de ampliar as oportunidades de qualificação da mão de obra local, situação que dará ao trabalhador a chance de receber os frutos deste momento excepcional de recuperação econômica.

Era o que eu tinha a dizer no momento, senhor presidente!

Muito obrigado!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: