Discurso do dia 09/02/2011

O SR. SIMÃO SESSIM (Bloco/PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é com muita alegria no coração que reassumo pela nona vez consecutiva, agora para a 54ª Legislatura, as minhas atividades nesta Casa, com a honrosa delegação que me foi conferida pelo meu querido, amado e respeitado povo do Estado do Rio de Janeiro.

Não medirei esforços para atender às expectativas dos 78.800 amigos eleitores que me reconduziram a esta Casa para o nono mandato consecutivo, tornando-me, desta forma, com muita honra, o terceiro parlamentar mais antigo nesta Casa, ao lado de figuras tão ilustres, tão ilibadas e conceituadas no cenário nacional como Henrique Eduardo Alves, Inocêncio Oliveira e Miro Teixeira.

Reiniciamos nossos trabalhos com uma renovação nesta Casa de 44%. São 226 novos Deputados compromissados com o propósito de defender o interesse maior do povo brasileiro.

Aproveito a oportunidade para manifestar meu sentimento de carinho e apreço a todos os colegas com quem convivi e muito aprendi nesta Casa até a Legislatura passada, mas que, infelizmente, a partir de agora não mais estarão conosco. Alguns deles vão continuar a nobre missão da vida pública na Casa ao lado, o Senado Federal, e dar sua contribuição para o fortalecimento do Congresso Nacional.

Estendo minhas esperanças ao sucesso do Governo da Excelentíssima Senhora Presidenta da República, Dilma Rousseff, que assumiu o cargo maior da vida pública deste País sob forte clima de confiança da sociedade brasileira de que fará um governo melhor ou igual ao do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme revelou pesquisa Datafolha de dezembro passado.

Tive o prazer de ler notícia recente dando conta de que as previsões mais modestas do Governo Federal de crescimento para 2011, em relação ao desempenho da economia nacional em 2010, não desanimam os empresários brasileiros. Ao contrário, pesquisa realizada em outubro pela Câmara Americana de Comércio, em parceria com o IBOPE, revelou que, em 2010, 80% dos empresários apostavam no aumento de vendas, ao passo que para 2011 o otimismo é ainda maior e a expectativa bate 87% do universo de 500 empresas consultadas.

Outra boa notícia, publicada na edição especial O mundo em 2011, da revista semanal inglesa The Economist, projeta que o Brasil tornar-se-á a sétima maior economia do planeta neste ano, com Produto Interno Bruto (PIB) superior a 2 trilhões de dólares, superando a economia italiana, que nunca antes fora menor do que a brasileira.
Certamente a Presidente Dilma Rousseff também terá nesta Casa uma base ampla para tocar medidas importantes que ficaram pelo caminho, tais como a reforma política e a reforma tributária, de forma que o sistema seja de fato simplificado, racionalizado e modernizado, como deseja a sociedade brasileira.

Esse talvez seja o maior desafio da Presidenta Dilma Rousseff, visto que há na sociedade brasileira consenso sobre sua necessidade e urgência.

E esta Casa, Sr. Presidente, nobres Deputados, com certeza vai pautar sua conduta no discurso mais voltado para o confronto das idéias e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Estamos, portanto, torcendo para que a Presidenta Dilma Rousseff consiga garantir o crescimento econômico sustentável, melhorar a qualidade do gasto público e erradicar a miséria extrema do povo brasileiro.

Como S.Exa. deixou claro, para ser verdadeiramente democrático, o Brasil precisa criar oportunidades para todos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: