Discurso do Dia 16/08/2011

Discurso do Dia 16/08/2011

Discurso do Dia 16/08/2011

O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cumprimento o ex-Governador do Rio de Janeiro, Wellington Moreira Franco, hoje Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, meu amigo, pela publicação, no jornal O Dia, edição de terça-feira, 9 de agosto, do artigo Qualificação e Experiência, que aborda as dificuldades que os jovens brasileiros encontram para ingressar no mercado de trabalho e elogia as decisões do Governo Federal na remoção das dificuldades.
Do artigo, ressalto o trecho:

“A qualificação profissional é a melhor estratégia para se romper a barreira imposta pela falta de experiência. E o que se observa é que há disposição dos jovens para enfrentar esse desafio. É o que prova a explosão das escolas técnicas e cursos de capacitação, especialmente nas periferias das metrópoles e nas cidades de porte médio.”

É segura verdade o que afirma o Ministro. Tenho a honra de registrar em minha trajetória política o cuidado com o tema, desde meu primeiro mandato nesta Casa, fruto da minha experiência como professor, em salas de aula na Baixada Fluminense, há mais de 30 anos.

Outro não foi o motivo do meu trabalho pela instalação, na minha cidade, Nilópolis, de uma escola técnica, a CEFET Química, atualmente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

No final do artigo, o Ministro Wellington Moreira Franco lembra:

“O Governo vem ampliando a oferta de escolas técnicas e tem trabalhado em diversas frentes para atender os jovens. Recentemente, a Presidenta Dilma lançou um programa que tem como objetivo colocar à disposição dos jovens alternativas, que eles mesmos poderão escolher, de educação profissional de qualidade: o PRONATEC. Ele tem o mérito de mobilizar as escolas públicas, as particulares e as vinculadas ao SENAI, SENAC e demais entidades do Sistema S.”
Parabenizo a Presidente Dilma e, por que não, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio que os seus governos têm dado, desde 2003, à implantação de cursos profissionalizantes e escolas técnicas.

Posso garantir ao Governo Federal, pelos resultados que obtivemos em Nilópolis ao longo dos anos, que esse é o caminho mais acertado para abrir aos jovens brasileiros uma oportunidade excelente de desenvolvimento intelectual, com repercussão forte em sua realização profissional.

Encerro o meu pronunciamento insistindo com um apelo que fiz ao Governador Sérgio Cabral e que pode contar com o apoio do Ministro, que desde o seu período como Governador do meu Estado e no exercício de uma das mais nobres funções sociais na Caixa Econômica Federal tem demonstrado sensibilidade social. Nilópolis permanece com a expectativa de receber um Centro Vocacional Tecnológico, programa que nasceu da parceria entre o Governo Federal e os Governos Estaduais, com o propósito de serem unidades de ensino e de profissionalização voltadas para a difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico; unidades de formação profissionais de jovens com vocação científica.

Muito obrigado!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: