Deputado Simão Sessim em Nova Friburgo

Por indicação do vereador de Nova Friburgo, Marcos Medeiros, do PTB, e aprovação unânime de todos os demais vereadores, no sábado, recebi o título de cidadão honorário de Nova Friburgo. A cidade estava em festa, com as comemorações dos 192 anos de emancipação. Outras pessoas receberam o título e a cerimônia esteve concorridíssima. Eu não poderia deixar de registrar o evento nos anais do Congresso Nacional. Então, fiz um pronunciamento na sessão de quarta-feira.

O SR. DEPUTADO SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronunciou o seguinte discurso.)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a cada dia que passa e diante das circunstâncias a que sou submetido pela política, confirmo que, para quem sabe exercê-la com dignidade e respeito pela população, é o mais magnífico e agradável ofício humano!

Os momentos inevitáveis de decepção, de desalento, são largamente recompensados por outros maiores que trazem felicidade e forte emoção. É o caso da homenagem que me fez, no sábado, a população de Nova Friburgo, por indicação do jovem vereador Marcos Medeiros e decisão unânime dos seus pares: Sérgio Xavier de Souza, Presidente da Câmara Municipal; Marcelo Verly; Manoel do Pote; Edson Flávio, Reinaldo Rodrigues, Cláudio Damião, Renato Abi-Râmia; Professor Pierre; Luciano Faria; Jorge Carvalho e Francisco Pinto Barros. Um grupo que prestigia a política do Estado do Rio de Janeiro.

Desde sábado, sou, por adoção, cidadão de Nova Friburgo, condição que me enche de orgulho e renova em mim a grata responsabilidade de perseguir com afinco, com determinação, sem descanso, os meios e modos de atender as expectativas do povo que ali nasceu e que ali escolheu viver.

Mas, sei reconhecer que a homenagem que recebi não me pertence. Por isso, eu a recebi por delegação. Primeiro, da bondade divina, que me dá vida, saúde e resistência física e espiritual para viver intensamente a política, a arte de servir ao próximo.
Depois, da magnanimidade do coração daquele povo e de seus principais líderes políticos, os seus vereadores, que a despeito do pouco que eu tenha feito pela cidade, me homenagearam com tão elevada honra.

E, também e por fim, da minha gente de Nilópolis, que me deu a oportunidade de ingressar na vida pública para viver momentos como os que eu conheci no sábado e no domingo, quando, junto com a população de Nova Friburgo, comemorei os 192 anos de emancipação da cidade.

A política, além de todas as qualidades que tem, premia a vida daqueles que a escolheram por ofício com o prazer de encontrarem pelo caminho gente que qualifica a vida da sociedade em que vive.

É o caso do meu amigo, vice-prefeito de Nova Friburgo, Demerval Barbosa, homem que traz do berço o DNA do serviço em favor do próximo, sem expectativa de recompensas materiais ou de gratificações pessoais.

Na alma e no coração de Demerval Barbosa, claramente vibra o sentimento puro do médico dos pobres, do primeiro Demerval Barbosa Moreira, que de Conceição de Macabu, pequeno município do norte do meu estado, seguiu para Nova Friburgo para ali salvar vidas e conceder paz aos atingidos pela dor, pela doença.
É também o caso de outro amigo, este de mais curto tempo, mas de igual grandeza, o vereador Marcos Medeiros. Com certeza, a Câmara dos Deputados o terá por aqui, em algum momento da história.

Jovem, franco, determinado, ele, em razão dos votos que recebeu para estar, na qualidade de vereador mais votado da cidade, na Câmara Municipal de Nova Friburgo, demonstra que compreende a política como um instrumento de servir ao próximo. Marcos Medeiros sabe ler, com clareza e sensibilidade e as expectativas populares, sinais de uma vida pública profícua.

Só tenho a agradecer a Deus e a todas as pessoas que me oferecem, vez por outra, emoções como a que senti em Nova Friburgo na noite do sábado passado.

O evento de entrega dos títulos de cidadania honorária acontecido em Nova Friburgo foi exemplo de organização e lição de um povo que não mede esforços nem foge do trabalho de transformar, pela solidariedade, a vida das pessoas que procuram abrigo em seu seio.

Muito obrigado!

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: