Cuidado com pessoas com deficiência.

Cuidado com pessoas com deficiência.

Discurso sobre o desempenho da Prefeitura de Nilópolis – Sr. Presidente, quero registrar que na sexta-feira o IBGE divulgou estudo que fez com base no Censo Demográfico de 2010 e no sábado o jornal O Dia publicou o ranking das melhores e das piores cidades do Rio de Janeiro com relação a cobertura de calçada, bueiro, meio-fio, pavimentação, iluminação pública.

Destaca-se nossa cidade, Nilópolis, cujo Prefeito, Sérgio Sessim, é meu filho. De todos os administradores brasileiros, ele é o mais bem sintonizado com a lei que estabelece critérios para a promoção de acessibilidade a portadores de deficiência nos espaços físicos urbanos brasileiros.

Nilópolis foi a cidade que apresentou o melhor índice de cobertura de calçada, meio-fio e bueiro, e o segundo em pavimentação.

Cuidado com pessoas com deficiência.

PRONUNCIAMENTO ENCAMINHADO PELO ORADOR

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, minha presença na tribuna desta Casa é para felicitar o jovem Prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, por ter se destacado entre todos os administradores brasileiros como o mais bem sintonizado com a lei que estabelece critérios para a promoção de acessibilidade a portadores de deficiência nos espaços físicos urbanos brasileiros.

O IBGE, Sr. Presidente, divulgou na sexta-feira da semana passada pesquisa que mostra que as cidades brasileiras estão mais iluminadas, porém a anos-luz de garantir aos cadeirantes o direito de ir e vir em segurança.

No Rio de Janeiro, Capital fluminense, por exemplo, cidade que será sede da Rio+20, o maior encontro ambiental do Planeta, que acontece agora no mês de junho, somente 8,9% das calçadas possuem rampas de acesso para pessoas com deficiência, segundo o levantamento do IBGE.

O estudo é feito com base no Censo Demográfico de 2010.

Felizmente, Sr. Presidente e nobres Deputados, para nossa grata surpresa, Nilópolis, cidade que represento nesta Casa, é a região com a melhor cobertura de calçadas, meios-fios e bueiros do Estado do Rio de Janeiro, conforme revela a pesquisa.

No ranking das melhores e piores cidades do Rio de Janeiro, divulgado na edição de sábado, dia 26 de maio, Nilópolis lidera a pesquisa com percentual de 99,6% no quesito iluminação pública; de 99,1% de ruas pavimentadas; de 96,6% de ruas com calçadas; de 97,9% de ruas com meio-fio; e de 94,4% de vias com bueiros.

Como bem frisou a Presidente do IBGE, Sra. Wasmália Bivar, esses indicadores são mais urgentes por terem impactos diretos sobre a vulnerabilidade e a saúde da população brasileira.

Como nilopolitano, Sr. Presidente, sinto-me gratificado sobretudo por constatar, diante de uma pesquisa tão importante como a que acaba de ser divulgada pelo IBGE, que a nossa luta está sendo vitoriosa na defesa da dignidade do povo que nos delegou a honra de representá-lo nesta Casa do Povo.

Muito obrigado.

 

Vídeo "Inclusão Social - Pessoas com Deficiências" por ROXELE

Vídeo "Inclusão Social - Pessoas com Deficiências" por ROXELE

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: