A Prefeitura de Nilópolis recupera sinagoga

Motivado pelo documentário do jornalista Radamés Vieira, o Prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, determina a recuperação da sinagoga Tifferet.

A sinagoga Tifferet Israel, em Nilópolis é ponto de convergência da comunidade de Israel além de ser um local histórico.

Nilópolis é exemplo da possibilidade de conveniência operosa entre judeus e árabes e a Sinagoga Tifferet é uma das relíquias históricas da presença forte dos judeus na cidade. Ela serviu por mais de 50 anos, para cerimônias religiosas e sócio-culturais.

Na década de 90, o professor Xie Goldman tentou mobilizar a comunidade e  autoridades públicas para recuperar a Sinagoga, mas faleceu em 2005, sem conseguir realizar o seu sonho. Abandonada, a Sinagoga e os terrenos em volta estavam sendo invadidos.

Em 2006, o jornalista Radamés Vieira e o produtor André Sztajn fizeram um belo documentário sobre a história dos Judeus em Nilópolis. A peça, Novos Lares, vencedora de vários prêmios, ressalta o trabalho da colônia judaica em Nilópolis e relembra os bons tempos da Sinagoga Tifferet.

O engenheiro Sérgio Sessim, meu filho, depois de uma eleição histórica, assumiu a prefeitura de Nilópolis em janeiro de 2009, com o compromisso de reconstruir a Sinagoga.

Em maio, a prefeitura iniciou as obras. No meio dos entulhos, a prefeitura encontrou uma placa feita de granito com inscrições em Hebraico em homenagem à família Berkowitz, que fundou a Sinagoga. A placa passará por processo de recuperação e será recolocada no lugar original.

No terreno ao lado da Sinagoga, a Secretaria Municipal de Cultura instalará o Centro Multicultural de Nilópolis. As providências de reconstrução retiraram do terreno três caminhões de entulho.

Comentário

Leave a comment

%d blogueiros gostam disto: